SECRETARIADO FRATERNO NACIONAL DA JUFRA DO BRASIL
R. Homem de Melo, 80 – Cambeba, Fortaleza - CE
CEP: 60.830-160

Fortaleza, 31 de agosto de 2008.

Caríssimos (as) irmãos (as) da Juventude Franciscana do Brasil,
Paz e Bem!


Toda época é época de mudança. Para mudarmos algo que está errado, basta estarmos unidos e com um pensamento em comum perante todos os nossos irmãos de nossa sociedade. Vem chegando uma chance muito boa de mudança para todas as nossas vidas que acontecerá nos meses seguintes até o mês de outubro. Essa mudança pode ser boa ou ruim, dependendo de nossas escolhas. Dessa forma temos o dever de escolher muito bem quem serão as pessoas que irão nos representar durante os próximos quatro (4) anos. Estou falando das eleições. Este ano teremos a escolha através do voto livre para os cargos de prefeito e vereador de nossas cidades. Estas têm, talvez, uma maior importância do que a escolha para presidente, governadores, senadores e deputados (estaduais e federais), pois os prefeitos são responsáveis pela base do governo federal. Como existirá um prédio forte se a base é ruim? Não é uma pequena responsabilidade organizar uma cidade. Esta responsabilidade é grande e para isso é preciso escolher muito bem as pessoas que irão estar responsáveis pela localidade onde moramos e vivemos com nossa família, nossos amigos e nossos irmãos.
A escolha de um candidato deve passar por um conjunto de críticas e de acordos entre nossa mente e o caráter dos mesmos. Não se deixem enganar por candidatos que já passaram por suas cidades e nada fizeram para mudar. Não se submetam àqueles que defendem a elite enquanto a face mais pobre da sociedade fica esquecida. Não esqueçam de que nada adianta beleza em minha cidade se as pessoas que moram nesta, passam fome, sofrem com o desemprego, a falta de educação de qualidade, a falta de saúde e de saneamento. Aqueles políticos que muito prometem, são aqueles que pouco cumprem. O político honesto é aquele que diz que vai tentar mudar. Deixem de querer escutar que o político vai mudar. Soa melhor para nossos ouvidos um candidato dizer que vai mudar tudo, mas temos que considerar que essa mudança é difícil. Não venda seu voto e desconfie dos candidatos que fazem campanhas milionárias, pois o dinheiro quase sempre corrompe o ser humano. Analisem também se o político fala de proteção ao meio ambiente. Lembrem-se que a socialização dos bens deve
existir, mas que a Natureza é de todos e não pode ser socializada. Analisem em cada político, sua história de vida, suas propostas e projetos que já apoiou ou defendeu, sua honestidade, sua coerência na ação voltada aos interesses da coletividade e sua posição em defesa da dignidade humana.
Lendo um folheto do Regional Nordeste 1 (CE) da CNBB, o mesmo cita uma passagem da carta do Papa Bento XVI, Deus é amor, que cito também:
“A Igreja não pode nem deve tomar nas suas próprias mãos a batalha política, nem deve por-se no lugar do Estado. Mas também não pode nem deve ficar à margem na luta pela justiça. Deve inserir-se nela pela via da argumentação racional e deve despertar as forças espirituais, sem as quais a justiça, que sempre requer renúncias, também não poderá firmar-se nem prosperar”.
Em 5 de outubro, nós, os eleitores brasileiros, escolheremos novos prefeitos e vereadores no primeiro turno das eleições nas cidades brasileiras. O segundo turno será no dia 26 de outubro nas cidades com mais de 200 mil eleitores, se nenhum candidato conseguir a maioria dos votos válidos. Irmãos façam em suas fraternidades discussões sobre os candidatos à prefeitura e à câmara de vereadores de sua cidade para que assim possam fazer uma escolha certa. Não esqueçam que a eleição não muda a sociedade da noite para o dia. Essa é gradual e participativa. Por isso irmãos participem das decisões de suas cidades e trabalhem para uma escolha certa.
Boas eleições e que o Senhor ilumine nossos políticos e nos dê sabedoria para fazermos a escolha correta. Paz e Bem!

Marcus Vinícius Pinheiro Lopes
Subsecretário Nacional de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação

E-mail: dhjupicbrasil@gmail.com MSN: marvinplopes@hotmail.com