7º JUFRAFOR Ecológico - Canindé 2010



Irmãos (ãs) Jufristas,
Paz e Bem !!!

Foi realizado no dia 06/06/2010 na cidade de Canindé/CE o 7ª JUFRAFOR Ecológico do distrito de Fortaleza com o tema: “OS FRANCISCANOS E A ECOLOGIA”. Iniciamos com a Oração da manha e logo após foi servido o café da manhã em forma de “pick-nick”. Na praça do romeiro realizamos uma trilha ecológica e refletido durante o percurso as quatro dimensões da ecologia sob a visão franciscana, onde as fraternidades que participaram ficaram responsáveis pelas mesmas baseadas no material enviado pela equipe de organização.


Primeira Parada na trilha: “Todo o universo é testemunha da Presença criadora. É importante cultivar o "estar-frente-ao-outro"

Segunda Parada na trilha: São Francisco visa em primeiro lugar ao Criador e não à criação. Só assim pôde ver a beleza do mundo e não simplesmente a sua utilidade.”

Terceira Parada na trilha: Por uma questão de sobrevivência é indispensável preservar o meio ambiente.

Quarta Parada na trilha: “O homem não é o senhor absoluto da natureza. Deve aceitar a sua condição de criatura.”


Concluído as reflexões fizemos uma visita ao Zoológico São Francisco e fomos Almoçar na Sede da OFS. Retornado com a oração da tarde diante do crucifico. Dando continuidade ao encontro tivemos uma conversar com o presidente da APRENAC ( Associação de Preservação da Natureza e Cultura Popular ) o Sr. Joãozinho Caruca que nos falou de sua vivencia e amor em defesa do meio ambiente na cidade de Canindé, logo em seguida como marco do encontro foi feito o plantio de uma árvore em frente a sede da OFS confirmando nosso compromisso de defender e amar o meio ambiente.


Concluímos nosso encontro com a avaliação onde foi comentado sobre a limpeza da praça dos romeiros e a falta de lixeiras para serem colocados os resíduos produzidos pelos romeiros e pelos próprios moradores da cidade nos evento lá realizado, ficando assim resolvido que a fraternidade de JUFRA e OFS ficará de procurar os responsáveis pela manutenção e levar nossa reivindicação.

Marcio William OFS/JUFRA
Secretario Fraterno Regional CE/PI