Realizado Retiro Espiritual no Distrito de Acaraú em Bela Cruz/CE

Olá irmãos, Paz e Bem!!!

Nos dias 23 a 25 de setembro de 2011 a Juventude Franciscana (Distrito Vale do Acaraú) se reuniu na cidade de Bela Cruz/CE (na fundação Maria Inácia Loiola Sampaio situada na rua cel. Duca, sn, Centro) para a realização do retiro espiritual distrital que contou com a presença dos irmãos Marcus e Tiago representando o regional, o subsecretário regional deste Distrito (Vale do Acaraú) José Wilker Paiva, e as fraternidades participantes, Marco/CE com 12 membros, Caiçara - Cruz/CE com 12 membros, Camocim/CE com 10 membros e Bela Cruz/CE com 23 membros. 

Na sexta-feira dia 23 (primeiro dia) foi realizado a acolhida e o credenciamento dos irmão participantes desse retiro espiritual. 

Camocim/CE

Bela Cruz/CE

Caiçara/Préa, Cruz/CE

Marco/CE

No sábado dia 24( segundo dia) foi tratado o primeiro tema: Eu, comigo e com os outros com as seguintes partes: • Oração da manhã: liturgia das horas • Plenária: Lectio Divina, como realizar uma leitura e reflexão da mesma. • Estudo em grupo: Houve a formação de 04 grupos com as seguintes divisões: os grupos 01 e 02 fizeram a Lectio Divina do Evangelho de Lucas 10,25-37 (o amor é prática concreta) e dos escritos de São Francisco: LM cap. 1,03(O sonho) e os grupos 03 e 04 fizeram a lectio divina do Evangelho de Lucas 10, 25-37 (o amor é prática concreta) e dos escritos de São Franciscon LM cap.1,5 (O encontro com o leproso); • Retorno dos grupos para apresentação dos trabalhos, onde foi apresentado o vidio: cantiga paz na terra • Momento penitencial: onde todos foram convidados a beijar e contemplar a cruz do Cristo Crucificado. • Estudo em dupla: onde cada dupla fizeram a leitura de Marcos 9,30-37 ( Quem é maior?) para a apresentação na sequencia. • Oração. • Almoço. • Oração da tarde: liturgia das horas- Vésperas • Plenária: 2º tema: “ Eu e o Criador” • Estudo em dupla onde cada dupla fez a leitura da passagem Bíblica para reflexão. • No retorno houve a apresentação do vídeo “Cântico das criaturas”, onde ainda refletimos sobre a mais perfeita criação de Deus : o homem. • Momento de estudo: onde cada um trabalhou os seguintes textos: eu e Deus? Deus e eu? E a conversão definitiva e a restauração das três igrejas. • Contemplação da santa Cruz: momento de perdão entre os irmãos e assim dado o encerramento dos trabalhos da tarde • Lucenário: Aproveitamos para fazer uma leitura orante e espiritual, onde visamos o termo: Enviados por são nos seguimentos de Cristo.





Domingo dia 24 (terceiro e último dia) 3° tema: Eu com a criação Refletimos o quanto a criação de Deus que é perfeito, e o quanto nós homens ainda não somos tão perfeitos, imperfeitos porque não podemos nos igualar a Deus, nosso Criador. Em seguida realizamos trabalhos em grupo com o seguinte texto: A criação de Adão: feita a leitura, os grupos conversaram entre seus membros e apresentaram em seguida. • Grupos 02 e 04 apresentaram uma peça teatral, representando o resgate do ser humano para uma melhor forma de servir a Deus. • Grupo 01 realizou uma plenária entre os demais grupos, e em seguida apresentou uma música que trazia a mensagem de respeito da criação para com o seu criador. • Grupo 03 apresentou uma paródia falando sobre a criação de Adão. Após as apresentações a equipe que estava a frente, finalizou nosso momento de estudo com a apresentação da oração de São Francisco em vídeo, concluindo assim o Retiro Espiritual do Distrito Vale do Acaraú.

Paz e Bem!