JUFRA na Campanha a Fraternidade 2014


“Deus não quer ver seus filhos sendo escravizados,

à semelhança e sua imagem, os criou.”
(Gn 1,27)



A todos/as os irmãos e irmãs da JUFRA do Brasil,

Subsecretários fraternos regionais para AE e DHJUPIC;

Subsecretários fraternos locais para AE e DHJUPIC;

Abraço fraterno de paz e bem!

Nos próximos dias ocorrerá o lançamento oficial da campanha da fraternidade 2014. Para proporcionar que a reflexão da campanha chegue a todas as fraternidades locais de JUFRA e que assim as fraternidades se organizem é que a JUFRA do Brasil se adianta nessa divulgação.

Diante dos trabalhos que a Igreja Católica no Brasil começa a realizar referente a Campanha da Fraternidade 2014, a juventude franciscana (JUFRA) sente-se convidada também a arregaçar as mangas e trabalhar em comunhão. Dentro dessa perspectiva, convidamos todos a reflexão do tema: “Fraternidade e tráfico humano”.

Observem que o assunto é propício ao tempo que vivemos, onde o tráfico humano é real no Brasil e no mundo, seja em uma dimensão laboral ou/e sexual.

Seguem para downloads nos blogs :

• Cartaz da campanha

• Hino (Vídeo e música)

• Carta dos Subsecretários Fraternos Nacionais para AE e DHJUPIC

• Dois slides formativos 

• Carta do Pe. Ari Antônio dos Reis (trabalho escravo)


Várias são as fontes de informação (sites e cartas) que estão disponíveis, peço que todas as fraternidades locais nas pessoas dos subsecretários locais de AE e DHJUPIC possam buscar as melhores alternativas para as leituras e posteriores reflexões em fraternidade. 

Sugerimos algumas ideias ,além do debate em fraternidade:

• Reflexão com diversos grupos jovens

• Reflexão em nível de Diocese (onde a Diocese não se mostrou ativa, buscar aberturas para a JUFRA promover a discussão).

• Nas reuniões: abertura ao ato de ouvir possíveis histórias de parentes, conhecidos que vivenciaram os problemas referidos, ou ainda, trazê-los a reunião.

Faremos o possível para que folhetos referentes a campanha cheguem em todas as fraternidade locais, esse trabalho ocorrerá em oportunidades de convívios como o encontro das áreas A e B em Maceió-Alagoas. 

Pedimos que cobrem materiais também aos representantes da igreja em suas dioceses e regiões.Que os irmãos jufristas possam encaminhar esse material, bem como, recolher (fotos e relatos das reuniões e atividades) para que entre para o acervo Nacional da JUFRA, mostrando abertura nas fraternidades para o debate.

Para acesso direto aos materiais e adesão de outros, acesse:

• http://jufraevangelizadora.blogspot.com.br/

• http://www.cnbb.org.br/campanhas/fraternidade

• http://www.paulinas.org.br/loja/?system=produtos&action=detalhes&produto=734594

Fraternalmente,

 Washington Lima dos Santos, JUFRA
Subsecretário Fraterno Nacional de Ação Evangelizadora

Igor Bastos, JUFRA
Subsecretário Fraterno Nacional de DHJUPIC


(Fonte: http://www.jufrabrasil.org/2014/02/jufra-na-campanha-da-fraternidade-2014.html )