Encontro de Área (Diário de viagem)

O encontro iniciou no dia primeiro de maço do ano em curso com a chegada e credenciamento pela fraternidade local; após o almoço foi feita acolhida e apresentações por Mayara pois secretário da área o Sandolini a ainda não tinha chegado. Depois fomos para o lanche retornado com a exposição dos regionais onde foi iniciado pela regional (RE/AL) neste momento o Douglas expõe as crises e conquistas,em seguida tivemos o regional (PB/RN) onde a secretária fala desde sua eleição até suas propostas, em seguida tivemos o a apresentação do nosso regional (CE/PI) onde o mesmo foi apresentado por Lilia (Subsecretário Distrito Cariri) onde a mesma foi substituindo a secretária regional, neste momento foi mencionado as fraternidades locais e todos os trabalhos realizados pela a equipe regional colocando conquistas e dificuldades, tivemos também neste momento a palavra do Frei Alexandre falando sobre a assistência fraterna assim como o Beto falando sobre a animação e Sérgio falando sobre a formação. Tivemos a apresentação do regional (SE) onde o mesmo expões suas atividades; em seguida tivemos Bahia norte e Bahia Sul.


Ao concluímos fomos para o jantar em seguida o convívio fraterno onde o responsável foi à área Nordeste A, neste momento trabalhamos a quadrilha narrada pelo animador fraterno do Ceará Piauí tivemos também piadas animada por Clerisvaldo em forró pé de serra foi servido também comidas típicas. Depois repouso.





Despertamos no dia dois de março as 06 :30 e em seguida missa as 07 horas da manhã assumida pela área NE A e B depois tivemos o café. As 09 :30 Exposição do tema:Juventude e vida em plenitude e do lema: Jovens Franciscanos tecendo novas relações de vida e de fraternidade. Assessor: frei Wellington Buarque,OFM ( Assistente Espiritual Nacional da Jufra do Brasil) o mesmo deu inicio com uma tempestade de ideias fazendo com que a assembleia refletisse sobre os trabalhos realizado na fraternidade ou seja trabalhando o ver. Em seguida realizado uma dinâmica, após foi feito a divisão de grupo onde cada fez uma viagem sobre as atividades realizadas tanto a nível regional quanto na fraternidade local .




Retornando para a assembleia onde foi feito a exposição do que foi trabalhado no grupo . Almoço e repouso.
Tarde: Roda vida moderador Frei Wellington e convidados Elson (DH JUPIC) ,ação evangelizadora e subsecretaria de mini e micro franciscano. Neste momento foi trabalhado o julgar onde cada um expôs suas ideias ficando exposto a questionamentos.






Intervalo, retorno onde foi feito a divisão de grupo onde o objetivo foi se chegar a um gesto concreto. 18h00min oração do ângelus (NE B2).Jantar e convívio fraterno (carnaval área Nordeste B) tivemos música da Bahia e comida da região. Repouso.

No dia três de março, despertamos e vivenciamos a missão responsável ( NE B) seguida café.








Retornamos com apresentação e discussão sobre as diretrizes de formação da Jufra do Brasil ministrada por Mayara Ingrid ( secretária fraterna Nacional)
Antes da discussão a Mayara fez uma caminhada pela as diretrizes até chega os tempos de hoje e neste momento duas colocações diferentes uma veio do Sergipe de uma animador fraterno que onde o mesmo disse “ as mudanças feita a muito tempo atrás não foi bom, já outro diz “ já não acho o mesmo.
Com essas duas situações foi iniciada as discussões sobre as diretrizes onde cada regional diz onde foi feito suas alterações, essa mesma durou até as 13 horas,seguida do almoço retornando as 14 horas para se fazer o reunião das áreas (A e B). Na área A o secretário ouviu cada secretário regional,formador e animador fraterno.





Retornando para a assembleia onde cada secretário da área expõe as propostas onde uma delas veio da área B em que todas as fraternidades trabalhassem a formação para animação fraterna, neste momento o Ceará Piauí se pronúncia dizendo: No nosso regional quando foi feito o projeto formação e missão em 2010 o regional tentou fazer mais não teve bons resultados, pois só tivemos apenas 11 fraternidades de OFS participando. Sim foi também colocado que os regionais trabalhassem para que tivéssemos mais participantes e o próximo foi será no Maranhão. Juntar e Lucernário


Em seguida Luau
Saímos em caminhada até a praia cantado músicas franciscanas 




Retornamos no dia quatro de março com o despertar e missa assumida pelo nosso regional (NE A)



Após a santa missa café, em seguida tivemos a avaliação e os agradecimentos.




Diário de Viagem,
Lilia Santos
Subsecretária para o Distrito de Cariri