TRÍDUO MISSIONÁRIO ECOLÓGICO (JUFRA de Canindé-CE)


Nos dias 21, 22 e 23 de março, aconteceu na comunidade de Barro Branco, Canindé-CE, o tríduo missionário ecológico, com o tema: Com Espírito Franciscano, Cuidemos da Criação de Deus.

Uma iniciativa da Paróquia de Canindé, juntamente com a fraternidade da Juventude Franciscana de Canindé – Fraternidade São Francisco das Chagas, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente.



Na sexta feira, o início do evento aconteceu uma celebração, onde frei João Joãozinho - OFM (assistente espiritual da JUFRA de Canindé) fez uma explanação sobre ecologia, com a leitura dos primeiros versículos de gêneses.

No sábado, pela manhã, a JUFRA, junto com a Secretaria de Meio Ambiente e algumas pessoas da própria comunidade, saíram em visitas às casas do local, onde aconteceram pequenos momentos de reflexão espiritual sobre a criação e uma conversa sobre como tratar o lixo, economizar água, o que fazer com o óleo. A secretaria do meio ambiente, se comprometeu a 1 ou 2 vezes por mês, voltar a comunidade e buscar o lixo reciclável (caixinha de leite, lata, garrafa peti, e tudo que for reciclável) e o óleo usado, que não deve ser jogado na natureza.


No mesmo dia, no período da tarde, aconteceu um mutirão de limpeza, que teve como objetivo recolher o lixo reciclável e também houve as plantações de mudas. O dia terminou com uma celebração já à noite, onde a JUFRA apresentou uma peça teatral sobre a criação do mundo.

No domingo, o encerramento do tríduo aconteceu com um momento de oração no açude Sousa, seguindo depois para a realização de uma profissão do açude até a capela de Barro Branco, para a realização da celebração eucarística.




Texto: Eliane Ferreira

(Juventude Franciscana de Canindé – Fraternidade São Francisco das Chagas)