Mensagem do Secretário Regional de DHJUPIC por ocasão da VIII Caminhada da Paz - Fraternidade Parque Antártica

“Nesse mesmo dia, dois discípulos iam para um povoado, chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. Conversavam e discutiam a respeito de tudo que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou, e começou a cainhar com eles.”
Lc 24, 13-15


Amadas irmãs e irmãos do distrito do Piauí a minha Saudação carinhosa e fraterna de paz e bem!
Por ocasião da VIII Caminhada da Paz, realizada pela fraternidade São Francisco de Assis – Parque Antártica -  e as demais fraternidades do distrito do Piauí, a secretaria Regional de DHJUPIC, manifesta sua imensa Alegria e Esperança. Colocamos uma grande esperança nos jovens que como forma de caminhada, denunciam as mais diversas e perversas mazelas da sociedade, que a cada dia nos tira a nossa paz e nos priva do contato humano e fraterno.
Seguindo o exemplo de Jesus, caminhemos rumo a Jerusalém. Jerusalém que foi o centro do poder político e religioso, mas que também foi o centro de discriminações e desigualdades, que matam e oprimem o povo. Hoje, Jerusalém é todo aquele lugar que existam pessoas, oprimidas, perseguidas, marginalizadas. Nós somos chamados a caminhar rumo a estas Jerusaléns modernas.
Jesus continua a caminhada conosco, solidarizando-se com nossos problemas e participando de nossas lutas. Sempre que nos pomos a caminho, contamos sempre com a companhia de Jesus Cristo, assim como eles fez companhia aos dois discípulos de Emaús. Companhia que nos fortalece, nos anima e chama a caminhar.  Muitas vezes a caminhada de nossa vida como jufrista se torna dura, cansativa, e nós acabamos por desanimar e entrar numa postura inerte, e até mesmo insensível as dores e sofrimentos de nossos irmãos. Mas Jesus nos pede que sirvamos de apoio na caminhada de nossos irmãos.
Como Dom Helder Câmara, façamos uma prece: “Peço e pedirei Francisco, a graça imerecida de ser como tu, instrumento de paz. Mais vezes, sabes como dia a dia, a paz se torna mais rara, esmagam-na impiedosamente ao nascer. Ajuda-nos a não ser mensageiro de paz mentirosa e falsa. Dá-me coragem de só proclamar válido o instrumento que efetivamente abre brechas na injustiça, conduzindo à PAZ.”
A todos meu carinhoso abraço. Tenham uma abençoada Caminhada e que ela se estenda por todos os dias do ano.
Paz e Bem!




Antonio Gean de Sousa

Secretario Regional de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação.