JUFRA DO REGIONAL NE A2 (CEARÁ/PIAUÍ) REALIZA SEU XVI CORJUFRA ELETIVO EM CANINDÉ/CEARÁ


Entre os dias 10 e 12 de julho, a Juventude Franciscana do Regional NE A2 – Ceará/Piauí, se encontraram na cidade de Canindé/CE para celebrar o XVI CORJUFRA ELETIVO, em caráter Ordinário e Extraordinário, uma que vez que a reformulação do Estatuto Regional era pauta. Estiveram presentes representando o Secretariado Fraterno Nacional, o irmão Sandolini Braga (Subsecretário Nacional para a Área A) e Frei Wellington de Buarque (Assistente Espiritual Nacional). O Congresso teve como tema: “Comecemos irmãos, a servir ao Senhor nosso Deus, porque até agora pouco ou quase nada fizemos” (Leg.M. 14,1)” e o lema “Francisco, reconstrói a igreja de Deus em nós”.

Contamos com a participação do irmão Paulo – Ministro Regional da OFS CE/PI, além de 189 irmãos/ãs de todas as Fraternidades de Jufra, sendo 91 do Estado do Ceará e 98 do Piauí. Estiveram presentes os Assistentes Espirituais: Frei Alexandre OFMCap (CE/PI), Frei Erivelton OFM (PI), Frei Clécio OFM (PI), Frei Macelo OFM (CE) e Frei Jardiel OFM (PI). Destacamos também a presença dos Animadores Fraternos: Beto (CE/PI), Ivanildo (PI), Vandeir (CE), Marcelo (CE), Claudineis (CE), Enás (CE) Almerinda (PI), Maria do Carmo (PI), Francineide (CE), Neto (CE).

O Congresso iniciou-se na sexta (10), com a Celebração de Abertura no Centro de Treinamento dos Frades Menores – Província Santo Antônio, tendo como celebrante Frei Alexandre OFMCap, Assistente Espiritual Regional. Após seguimos com a programação do encontro e instauração do Congresso.

No sábado (10), iniciou-se as atividades com a oração da manhã conduzida pelo Distrito Piauí, onde trabalharam o Ofício Divino da Manhã com reflexões na Encíclica Papal ‘Laudato Si’ e Pai Nosso dos Mártires.  Logo em seguida, o tema e lema do Congresso, tendo como assessor Frei Alexandre. Finalizamos a parte da manhã com Relatório da A parte da tarde, o Congresso voltou-se ao momento de reformulação do Estatuto, presidido pelo irmão Sandolini, com a assistência de Frei Wellington e conduzido pela irmã Jéssica Lima, Comunicadora Nacional da Jufra do Brasil. Após apresentada as devidas propostas de reformulação e aprovadas, iniciou-se o processo eletivo do Congresso.

No processo eletivo tivemos como eleita Secretária Fraterna (Presidente) Regional, Jéssica Lima, que anteriormente assumia o serviço de Secretária Regional para o Distrito Piauí. Ela que é natural de Picos-PI, faz parte da Juventude Franciscana desde 2004, membro ativa da Fraternidade Imaculada Conceição, em Teresina/PI. Jéssica é Secretária Nacional de Comunicação Social, Registro e Arquivo da Jufra do Brasil e também é membro da Equipe de Assessores Jurídicos da Jufra do Brasil, onde vem colaborando no processo de reformulação do Estatuto Nacional, bem como orientação nas atualizações dos Estatutos Regionais. É a primeira vez na história do Regional que um irmão do Piauí assume a presidência do Regional. Tivemos como eleitos os seguintes irmãos:
Equipe cessante e Eleitos (abaixo)


Secretária Fraterna (Presidente) Regional – Jéssica Lima (PI)
Secretário Regional de Formação – Antonio Gean (CE)
Secretária para o Distrito Fortaleza – Débora Marques (CE)
Secretária para o Distrito Serra de Baturité – Janiele Xavier (CE)
Secretário para o Distrito Vale do Acaraú – Carlos Rocha (CE)
Secretária para o Distrito Cariri – Kassia Carolaine (CE)
Secretário para o Distrito Piauí Sul – Salustiano Fichell (PI)
Secretário para o Distrito Piauí Norte – Thiago Felipe (PI)


Quanto ao Conselho Fiscal, os eleitos foram: Solange Barros (CE), Gabriela Lopes (CE) e Enéas (PI). 1º Suplente: Marcos Vinícius (PI); 2º Suplente: Mariana (CE) e 3º Suplente: Vileni (CE). Os irmãos indicados para a Animação Fraterna foram: Beto (CE), Almerinda (PI), Francilene (CE) e Vandeir (CE). Os irmãos indicados para o Colegiado da Assistência Espiritual foram: Frei Alexandre OFMCap, Frei Erivelton OFM, Frei Aleanderson OFM, Frei Clécio OFM, Frei Macelo Freitas OFM e Frei Jardiel OFM.

Na parte da noite, vivemos um convívio fraterno maravilhoso. No Domingo, tivemos a missa de posse com os eleitos, celebrada por Frei Miguel OFM e co-celebrada pelos Frades presentes no Congresso. Logo depois, tivemos um momento de escolha das prioridades do Regional, bem como moções, resoluções e recomendações do Congresso para o triênio em gestão. O encontro finalizou com o almoço e retorno dos irmãos para suas casas.

Que Deus possa abençoar esses irmãos que conduzirão a JUFRA NE X2 CE/PI pelos próximos três anos, sendo São Francisco e Santa Clara de Assis possam ser os norteadores desse novo ciclo na Juventude Franciscana do Brasil.

Por Letícia Lima
Comunicadora Regional da JUFRA CE/PI