JUFRA REGIONAL CE/PI REALIZA II PROVOCAE




   Como jovens franciscanos, somos chamados a vivenciar a magnífica experiência da fraternidade. Cresce a partir dessa experiência o sentimento de pertença e a necessidade de espalhar o perfume do amor fraterno, levando-o a outros jovens, crianças e todos aqueles que pudermos alcançar. Em sua II edição o PROVOCAE, promoção vocacional idealizada pela secretaria de ação evangelizadora, nos convida a refletir nossa vocação e promover nosso ideal de vida, levando-o a outras pessoas. A semana entre 9 e 16 de agosto foi escolhida pela JUFRA do Brasil para desenvolver os trabalhos, mas durante todo o mês de agosto, a juventude franciscana do regional CE/PI, atendendo às necessidades de cada realidade local têm desenvolvido trabalhos de encher os olhos e o coração de alegria!!!
Jufra Piripiri

   O tema escolhido para este ano foi “Vocação ao Cuidado de Si, do(a) Irmão(ã) e da Casa Comum”. Oportuna esta reflexão que também ganhou destaque na Encíclica Laudado Si’ do Papa Francisco, na qual o Papa nos convida ao cuidado da casa comum. Nossa casa comum é a nossa fraternidade. Precisamos zelar por aquilo que de mais preciosa a misericórdia Divina nos concede: nossa vida, nossos irmãos e a criação como um todo. O ideal de vida francisclariano faz a exigente necessidade de cultivar com zelo e caridade o amor e o cuidado do irmão. Nesse sentido o serviço é também nossa vocação, nosso chamado. Devemos nutrir cada irmão com o mesmo amor com o qual Deus nos nutre, e acolher a cada um e a cada criatura com a mesma caridade com a qual Deus nos acolhe.
Buenos Aires - Catunda /CE




Em cada encontro realizado pôde-se perceber o carinho e o zelo para com o carisma para o qual o Senhor nos chamou. As fraternidades do nosso regional desenvolveram encontros que levaram os jovens a avaliar sua caminhada e refletir sobre seu chamado a viver o Evangelho de Jesus Cristo a exemplo do seráfico Pai Francisco e de sua plantinha, nossa mãe e irmã Clara.  Durante estes dias as redes sociais refletiram todo o amor envolvido na preparação e vivência desse importante momento da Juventude Franciscana.


Jufra Cerâmica Cil
   De modo singular cada fraternidade do regional realizou encontros a partir das orientações do secretariado de formação da Jufra do Brasil, convidando outros jovens para partilhar desse momento. De modo ímpar, os encontros foram realizados em locais que ofereceram a oportunidade do contato direto com a natureza, caso da fraternidade Pobres de Assis do Distrito (Buenos Aires - CE), por exemplo. Os nossos irmãozinhos da IMMF não ficaram de fora e também foram envolvidas nas atividades nas fraternidades são Francisco e Santa Clara – Angelim, distrito Piauí Sul. A fraternidade Santa Clara – Cerâmica Cil concluirá os trabalhos realizando um encontrão no qual fará a apresentação de nosso ideal de vida a jovens convidados nas escolas do bairro Cerâmica Cil, no qual se localiza, dia 30, no convento dos frades menores.
Jufra Floriano
  
    Muitos irmãos e irmãs estiveram envolvidos de diversas formas nessa edição do PROVOCAE. De coração nosso regional agradece a cada sementinha semeada por vocês... Que diariamente façamos de nossa vida um eterno sim ao chamado de Deus de cuidar e amar cada irmão e criatura; de estreitar os laços entre nós e tornar cada irmão único para nós. Pois nossa vocação é para o amor. Carinhosamente meu abraço fraterno! Paz e bem!

Gilvaneide Rosa - Secretária Regional de Ação Evangelizadora