DETALHES DO I SEMINÁRIO NACIONAL EM AÇÃO EVANGELIZADORA E DH JUPIC DA JUFRA DO BRASIL: RELATOS DE ANTONIO GEAN E REGIMAR

ANTONIO GEAN E REGIMAR VIANA FALAM DA EXPERIÊNCIA E DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO I SEMINÁRIO NACIONAL EM A.E. E DH JUPIC DA JUFRA DO BRASIL. 


Mística da JUFRA do Brasil - i Seminário Nacional de AE e DH JUPIC
        
          Entre os dias 4 e 7 de setembro de 2015 aconteceu na cidade de Petrópolis-RJ o I Seminário Nacional da Jufra do Brasil em ação evangelizadora e direitos humanos, justiça, paz e integridade da criação , que teve como reflexão  "Dai-lhe vos mesmo de comer" (MC 6, 37). Os representantes do Regional NE A2 CE/PI foram os irmãos: Antonio Gean (Secretário Regional de Formação) e Regimar Viana (Secretário Local de DHJUPIC / Jufra Floriano) que participaram anteriormente das escolas de formação da Jufra do Brasil. Esteve presente ainda, a Secretária Fraterna (Presidente) Regional (Ceará/Piauí) e Secretária Nacional de Comunicação Social, Registro e Arquivo da Jufra do Brasil, Jéssica Lima.
Foto Oficial - Petrópolis /RJ
    No primeiro dia de Seminário, os irmãos presentes (aproximadamente 80 irmãos, entre eles: religiosos, religiosas, jufristas, assistentes espirituais e franciscanos terceiros de todo o Brasil) vivenciaram diversos momentos de reflexão, espiritualidade e partilha contando com a presença de diversos convidados, entre eles, o teólogo Leonardo Boff, um dos escritores e ambientalistas mais renomados no mundo inteiro.
        Nos dias posteriores os irmãos vivenciaram ainda diversos momentos de descontração, dinâmica, muita reflexão e decisões a serem tomadas, como foi feito no segundo dia através da escolhas das prioridades nacionais para os serviços de Evangelização, Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação.


Jéssica Lima e Leonardo Boff
O momento de escolha das prioridades foi conduzido pelos irmãos Washington e Igor, Secretários de Ação Evangelizadora e DHJUPIC respectivamente. E nesse contexto, foram lançadas pistas e estratégias de ação a serem assumidas e executas pelas fraternidades nos diversos níveis, de acordo com suas realidades específicas. Vale salientar que todas essas propostas são fruto de um trabalho realizado durante as Escolas de Formação e, portanto, nascidas nas bases a partir de um olhar atento as realidades eclesiais e sociais onde nossa Juventude Franciscana se encontra inserida.

Alguns do irmãos do Secretariado Fraterno Nacional -
Jufra do Brasil e Leonardo Boff

SEMENTES DO SEMINÁRIO: REPRESENTANTES REGIONAIS

   
Antonio Gean e Regimar Viana
Os irmãos do nosso regional NE A2 estiveram presentes em Petrópolis vivenciando cada detalhe da
programação do seminário, para concretizar aqui no nosso regional, o que foi decidido e refletido por lá. Antonio Gean, Secretário Regional de Formação e Regimar Viana, Secretário Local de Ação Evangelizadora; Contando ainda com a presença de Jéssica Lima. 
   Assim como os demais irmãos presentes no seminário, Gean e Regimar, participaram da apresentação do resultado do mapeamento das realidades, enviado pelas fraternidades locais de todo o Brasil. Desta forma, através da comunhão fraterna com os irmãos presentes poderam proporcionar a construção de estratégias de atuação a partir dos desafios da realidade local, visando provocar mudanças na realidade das comunidades locais, na perspectiva da Ação Evangelizadora e dos Direitos Humanos, da Justiça, da Paz e da Integridade da Criação.
    
       Confira abaixo o vídeo preparado por eles e pela secretaria regional de comunicação social, registro e arquivo em que contam detalhes dessa experiência. 




Disponível no nosso canal no Youtube: https://youtu.be/UKTB6S1hVd8




Paz e Bem!



Eliane Ferreira 
Assessora Regional para a Secretária de Comunicação Social, Registro e Arquivo

Letícia Lima 
Secretária Regional de  Comunicação Social Registro e Arquivo