SECRETARIA REGIONAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA LANÇA CARTA E ENCONTRO PARA AS FRATERNIDADES DO CEARÁ E PIAUÍ


Teresina, 03/10/2015
Na solenidade do Trânsito de São Francisco de Assis.

Aos/as irmãos/as da JUFRA CE/PI,
Paz e Bem!

Meus amados irmãos deste regional, Paz e bem!
É uma imensa alegria poder servir vocês, nesse triênio 2015-2018. O motivo que nos leva a escrever para vocês é este encontro, em anexo, que com muito carinho foi preparado por nosso secretariado regional, especialmente pensando em cada um de vocês. Quando cativamos aprendemos a amar, e esse amor pressupõe a necessidade de cuidar. É esse o sentimento que temos no coração. É esse o desejo do nosso regional: cuidar com amor e zelo de cada irmão. “Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante” de Antoine Saint-Exupéry, do livro O Pequeno Príncipe. Só podemos cativar uns aos outros se tivermos esse sentimento cultivado em nossas fraternidades: de amar e cuidar; e mais, “perder tempo” mesmo, com as necessidades de nossos irmãos, com seus risos e lágrimas. É assim que se criam laços de amor, companheirismo, cumplicidade, amizade, fraternidade.
Aproxima-se a celebração do trânsito de nosso Pai Seráfico, São Francisco de Assis, das Chagas, dos pobres. De certo, nossos corações se enchem de uma emoção diferente nesse período do ano. E nesse ano, especialmente, nossas fraternidades choraram e guardam ainda as marcas de perdas dolorosas de irmãos, familiares e amigos próximos. Não está sendo fácil viver essas dores, isso sabemos. Mas, mais uma vez a espiritualidade que é nossa vocação no mundo e para o mundo, nos sopra aos sentidos: Deus é amor, é o Sumo Bem e é nosso Bem maior. Não podemos duvidar desse amor, mesmo diante da dor e da tristeza. Devemos ser luz e aqueles a levar a alegria do anúncio da boa nova que é esperança de vida eterna para todo aquele que crer em Jesus Cristo como Salvador. Jesus nos garante isso em João 11:25 “Eu Sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, mesmo que morra, viverá.
O pobrezinho de Assis confiava no amor e na misericórdia de nosso mestre e Senhor ao ponto de louvar pela irmã morte corporal. Isso porque esta seria responsável por conduzi-lo ao convívio eterno com Deus. É Jesus quem promete: E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, para que fique convosco para sempre. (Jo 14:16). Sim, O Espírito Santo consolador permanece no meio de nós consolando nossas dores e sarando nossas cicatrizes; “Ele está perto de nós, chorando conosco e intercedendo ao Pai por nós com gemidos inexprimíveis” (Rm 8:26). Francisco acolhe essa mensagem e mesmo diante da morte iminente consola seus irmãos. É isso que devemos ser uns para os outros: amparo, consolo e dedicação. Nisso consiste nossa vocação primeira: amar.
Desejamos que vocês realizem este encontro em suas fraternidades locais de modo a refletir a caminhada fraterna e com o intuito de ser um consolo diante das dores deste mundo. Acima de tudo, que percebam o sentido maior de nossa vocação como franciscanas e franciscanos, que é viver o amor fraterno cuidando e zelando pelos irmãos que tão amorosamente Deus deu a cada um de nós. É importante valorizar cada irmão e cada dom que ele tem, e louvar a Deus pelo dom maior que é a vida de nossos irmãos. E quando vier o momento de encontrar-se com o pai que tenhamos no coração guardada essa promessa e garantia de Jesus: Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. (Mt 5:4)
Meus amados irmãos, que Deus abençoe imensuravelmente cada um de vocês e suas famílias. Vivam o amor que é serviço. Cuidem uns dos outros e confiem em Deus Pai que tanto os ama. Assim, nos unamos numa corrente de fé e amor, para que juntos encontremos as forças necessárias para superar todos os percalços. Não chore por ter perdido o pôr do sol, pois as lágrimas te impedirão de contemplar as estrelas.



________________________________________________________
Fraternalmente, Gilvaneide Rosa de Sousa
Secretária Local Fraternidade Santa Clara – Cerâmica Cil

Secretária Regional de Ação Evangelizadora – Regional NE A2 Ce/PI