JUFRA Aliança de Assis da cidade de Fortaleza-CE é fundada.


“E depois que o Senhor me deu irmãos 
ninguém me mostrou o que eu deveria fazer, 
mas o Altíssimo mesmo me revelou 
que eu devia viver segundo a forma do santo Evangelho.”

(Testamento de São Francisco – 1226)



(Foto Oficial da Fundação da JUFRA Aliança de Assis)

Na sexta-feira, 20 de novembro, a equipe da JUFRA Regional NE A2 se reuniu com a Fraternidade Aliança de Assis (Otávio Bonfim). Estavam presentes no Retiro Inicial de Formação Base da Juventude Franciscana (RIFBJ): Jéssica Lima (Secretária Fraterna Regional), Gean de Sousa (Secretário de Formação Regional), Eliane Ferreira (Assessora de Comunicação do Regional) e a irmã Débora Marques (Secretária do Distrito de Fortaleza), que acompanhou todo o crescimento da fraternidade Aliança de Assis, que na ocasião, também foi fundada.

(Momento Orante com uma mística
conduzida por Frei Macelo e Momentos do Retiro)
(Celebração Eucarística e Eleição)




O Secretariado Fraterno Local é formado por:

- Hannah Jook (Secretária Fraterna Local)
- Sabrina Queiroz (Secretária de Formação Local)
- Eliane Ferreira (Secretária de Comunicação Social, Registro e Arquivo)
- Letícia Freitas (Secretária Local de DHJUPIC)
- Itamar Monteiro (Secretário de AE)
- Samuel Lima (Secretário de Finanças)
- Carla Dayane (Secretária de IMMF) 

(Momentos do Retiro Inicial de Formação Base da Juventude Franciscana) 

Como falou nosso Seráfico Pai Francisco, “...depois que o Senhor me deu irmãos ninguém me mostrou o que eu deveria fazer...”, pois, quando o Senhor nos dá mais e mais irmãos, não precisamos de palavras, discursos, contabilidade, nada. Quando o Senhor nos dá irmãos, ganhamos a certeza de que Jesus Cristo, nossa mãe Maria Santíssima e nosso Pai Francisco estão nos guiando e nos revelando sempre e nos lembrando, que devemos “viver segundo a forma do santo Evangelho”, apenas isso.

As antigas Sementes de Assis* (nome da JUFRA anterior do Otávio Bonfim) hoje retornam e se tornam: Aliança de Assis. Aliança essa que nos ensina a perseverar, a não nos desesperar, a sonhar, a vivermos a Perfeita Alegria. Essa perseverança, iniciada por Frei Elias, OFM (ex Assistente Espiritual Local), que iniciou a caminhada da JUFRA do Otávio Bonfim, a esperança de Frei Macelo, OFM (Atual Assistente Espiritual Local) em acreditar nessa caminhada, o sonho da Secretária Distrital, Débora Marques, de ver essa fraternidade tão importante, se reerguer e ver nessa fraternidade, o sonho de ver outras mais, ressurgindo.

A equipe do Regional se completa com o Colegiado Regional de Assistentes Espirituais de JUFRA do Cará e Piauí. A presença de Frei Alleanderson Brito da Silva, OFM, Frei Alexandre Veloso, OFMCap e Frei Carlos André, OFMCap, trouxeram e trazem sempre a alegria franciscana, a sabedoria e o discernimento que guiam sempre essa linda Juventude Franciscana. Frei Wellington de Buarque, OFM (Assistente Nacional da JUFRA) também fez parte desse momento tão especial para JUFRA do NE A2.


(Participação da 1º Ordem na fundação da JUFRA Aliança de Assis)

O momento também contou com a presença de Márcio William (Conselheiro da OFS Distrito 1B), da OFS - Nossa Senhora das Dores, OFS de Messejana e a OFS de Nova Metrópole. Mostrando que esse sonho, não é sonhado sozinho.

(Toda a Família Franciscana)

Outro momento marcante foi o reencontro de gerações da JUFRA. Daniele Silva (antiga Jufrista da fraternidade de Messejana e iniciante da OFS), Ana Neuza (Jufrista da antiga fraternidade do Otávio Bonfim - Sementes de Assis), Márcio William (que foi secretário regional por dois mandatos, 2009-2011 / 2011-2013). E nossa irmã Ligeane Ribeiro, antiga jufrista, hoje OFS (6º na foto da esquerda para a diteira).

 
(Gerações Diferentes, Sonhos Iguais - Antigos Jufristas com atuais Jufristas)

A Celebração Eucarística para a realização do compromisso dos irmãos, a fundação da fraternidade, eleição e a apresentação da JUFRA para toda a comunidade, aconteceu no domingo, 22 de novembro. Presidida por Frei Gilmar do Nascimento, OFM, pároco da paróquia NOssa Senhora das Dores de Fortaleza-CE.

(Benção aos Jufristas)


Um momento muito emocionante, tanto para os jufristas da fraternidade Aliança de Assis, como para a equipe do regional e também toda a comunidade do bairro Otávio Bonfim. Todo o processo, que foi cheio de emoção, ressalta a importância dessa fraternidade para esse distrito e até para todo o regional.


Ver uma fraternidade ressurgindo é sinal de perseverança, de esperança, um sinal de benção no meio do furacão. É como Francisco nos ensina, nos princípios do franciscanismo: Começar de Novo. Quando as coisas parecem perdidas, aí, é que habita a perfeita alegria.

Escute a mensagem que a Secretária Fraterna Nacional, Mayara Ingrid, deixou para a Fraternidade Aliança de Assis.





Eliane Ferreira
Assessora Regional para a Secretaria de Comunicação Social, Registro e Arquivo