O NATAL DE FRANCISCO


Porque Deus amou o mundo de tal maneira
que deu o seu Filho unigênito,
para que todo aquele
que nele crê não pereça,
mas tenha a vida eterna.
(João 3:16).



“Quero lembrar o menino que nasceu em Belém, os apertos que passou, como foi posto num presépio, e ver com os próprios olhos como ficou em cima da palha, entre o boi e o burro”, dizia São Francisco ao criar o primeiro presépio que se tem notícia na história.

A palavra Presépio, que vem do hebraico, significa: "a manjedoura dos animais", mas usa-se também a palavra para indicar o próprio estábulo. Era assim, que o “menino de Belém”, como Francisco o chamava, veio ao mundo.

Conta-nos Tomás de Celano, que alguém havia tido uma visão, em que na manjedoura havia um menino dormindo e que quando Francisco chegou, aquele menino acordou. Para Celano, essa visão era bem proposital, “porque o menino Jesus estava de fato dormindo no esquecimento de muitos corações”, como acontece hoje.

Em um mundo tão corrido, vidas agitadas, muitas vezes esquece-se do real valor do Natal; o valor da contemplação. A contemplação que levou São Francisco ao anseio de criar um presépio.

Quando contemplamos o “menino de Belém”, o “Jesus”, vemos quão grande é o seu amor. Quando entendemos esse amor, nossas vidas são mudadas. Foi o que Francisco fez naquela noite de Natal e o que faz até hoje, quando em nossas casas fazemos o presépio. Lembramos que o menino Jesus, “Deus, nos amou primeiro” (I João 4:19).

Nesse ano tão especial, vivemos um natal mais abençoado ainda: vivemos o Natal da Misericórdia. Se o Natal por si só, já é tempo de repensar a vida, de perdoar, de lembrar das amizades e esquecer as mágoas, o Natal da Misericórdia nos pede para fazermos em dobro.

Como diz o Papa Francisco: “ a novidade da vida cristã é o próprio Cristo”, e o natal é isso, nos faz lembrar a novidade que Jesus é em nossas vidas.


REFERÊNCIAS

BÍBLIA SAGRADA. Centro Bíblico Católico. Editora: AVE MARIA, 121ª edição. São Paulo-SP, 1998;

CELANO, Tomás. Fontes Franciscanas. 1º Livro, Capítulo 30. Prepare um presépio no dia de Natal. Editora: Mensageiro de Santo Antônio.

FRANCISCO, Papa. A Igreja da Misericórdia: minha visão para a Igreja. (org.) Giuliano Vigini. – 1ª ed.: São Paulo: Paralela, 2014.



Assessora Regional de Comunicação Social, Registro e Arquivo.