JUFRA REGIONAL CEARÁ/PIAUÍ REALIZA FUNDAÇÃO DE MAIS UMA FRATERNIDADE NO CEARÁ

Comecemos irmãos, a servir ao Senhor nosso Deus 
porque até agora pouco ou nada fizemos.
São Francisco de Assis

Nesse mês de fevereiro, em Milagres/Ceará, o Secretariado Regional da JUFRA Regional NE A2 CE/PI realizou o Retiro Inicial de Formação Base da Jufra na Fraternidade Santa Rosa de Viterbo, que na ocasião foi fundada. Estavam presentes: Jéssica Lima (Secretária Fraterna Regional, Secretária Nacional para a Área Nordeste A), Gean de Sousa (Secretário Regional de Formação, Secretário Nacional de Ação Evangelizadora), Frei Alleanderson Brito da Silva, OFM (Assistente Espiritual Regional), Lilian e Kassia Caroline (ambas da Equipe Distrital do Cariri) e a OFS Local (Epaminondas Moura, Francisca Ilzenir, Maria Bezerra, Maria Ivania e Severina Silvia).


Esse final de semana foi marcado por muita emoção, são jovens vivos, ousados e protagonistas em um ideal capaz de mudar a realidade em que vivem, intensificar lutas sociais e abraçarem o propósito de ser Igreja dos pobres e para os pobres.

Essa Fraternidade é fruto de um abraço coletivo dos irmãos que serviram o triênio passado e dos que aceitaram dar continuidade ao processo, inclusive se fizeram presentes para serem testemunhas e motivadoras desse momento único na vida desses Jufristas.   São: Lilia – ex Secretária Regional para o Distrito Cariri, triênio 2012/2015 e Kassia – ex Secretária Regional para o Distrito Cariri, 2015/2016.1.

A Celebração Eucarística para a realização do Rito do compromisso dos irmãos e a fundação da fraternidade, aconteceu no domingo, 28 de fevereiro, presidida por Padre José Eliomar Tavares Serafim, Pároco da paróquia Nossa Senhora dos Milagres-CE, com o SIM verdadeiro de 10 Jufristas.

Após a celebração ocorreu a I Assembleia Local da Fraternidade, tendo composto o seguinte Secretariado Fraterno Local:

- Francisco Emerson (Secretária Fraterna Local)
- Maria Suelen (Secretária de Formação Local)
- Deyza Furtado (Secretária de Comunicação Social, Registro e Arquivo e Finanças)
- Anna Thalita (Secretária Local de DHJUPIC e AE)
- Maria Euza (Secretária de IMMF)


Um momento muito emocionante, tanto para os Jufristas da fraternidade, como para a Equipe do Regional e também toda a comunidade presente na Celebração foi perceber as crianças da Mini Jufra muito felizes e ansiosas já esperando o momento delas. Todo o processo, que foi cheio de alegrias e dificuldades, ressalta a importância dessa fraternidade para esse Distrito Cariri.

Ver uma fraternidade surgindo num lugar tão místico é sinal de perseverança, de esperança e de profecia. Rezemos por esses irmãos que nos fazem tão felizes aceitando caminhar conosco! Que estejam sempre em comunhão com a proposta da Igreja da América Latina, do Manifesto da Jufra do Brasil e da Carta de Guaratinguetá, onde ratificamos o compromisso atual de qual JUFRA queremos ser!

Um agradecimento especial para toda a Fraternidade de OFS que apoia e compreende essa Juventude como a Juventude da Ordem Franciscana Secular, de tal modo que não reserva esforços para que seja uma mãe que nutre e uma mão que segura firme. Obrigada, especialmente, ao irmão Epaminondas e irmã Ivaniza.


O Regional CE/PI acolhe com muito amor e alegria cada um de vocês! Que Padre Cícero abençoe nossa jornada de vida e missão. Paz e bem!

Secretária Nacional p/ a Área Nordeste A (MA, CE, PI, RN e PB) da JUFRA do Brasil
Secretária (Presidente) Fraterna Regional - JUFRA NE A2 CE/PI
Fraternidade Imaculada Conceição - Teresina/PI