III MANHÃ DE APRESENTAÇÃO DO CARISMA FRANCISCO E REUNIÃO DE EXPANSÃO DOS DISTRITOS PIAUÍ SUL E NORTE É UM SUCESSO!

A III Manhã de Apresentação do Carisma Franciscano realizado pela fraternidade São Francisco Parque Antártica foi um sucesso! Na oportunidade aconteceu também a Reunião de Expansão dos Distritos Piauí Sul e Norte! Confira mais detalhes!

Por trás da Foto Oficial
    Uma manhã para relembrar o nosso ponto de partida. Foi o que aconteceu durante a III Manhã de Apresentação do Carisma Franciscano, no domingo dia 13 de Março. Com uma programação recheada de testemunhos e explanações, a fraternidade São Francisco de Assis localizada na Comunidade Parque Antártica em Teresina, recebeu nada mais, nada menos do que 140 franciscanos vindos dos dois distritos, desde Piripiri até Floriano.
  Além da presença de todas as fraternidades da JUFRA, o evento recebeu também a presença das irmãs da TOR, OFS, os irmãos da OFM, além dos irmãos da Jufra de Timon pertencente ao Regional Maranhão. O acontecimento que é fruto das ideias do Secretariado Fraterno Local está em seu terceiro ano de realização foi acolhida também pelo Secretariado Fraterno Regional que marcou presença na pessoa de Jéssica Lima (Secretária Fraterna Regional), Antonio Gean (Secretário de Formação), Thiago Oliveira (Secretário do Distrito Piauí Norte), Salustiano Fichell (Secretário do Distrito Piauí Norte), Ana Célia (Animadora Fraterna Regional), Frei Erivelton Pereira OFM (Assistente Regional) e Letícia Lima (Secretária de Comunicação Social, Registro e Arquivo). 

PROGRAMAÇÃO
A manhã iniciou com a Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja de São Francisco da comunidade organizada pela Assistente Espiritual Local, Irmã Marlene da Congregação das Irmãs Minímas do Sagrado Coração - Franciscanas. 

 Adoração

Adoração

Adoração
Irmã Olga
Logo após, as fraternidades foram apresentadas e foi servido um mega café da manhã partilhado. A primeira explanação do dia foi feita por Frei Frederico OFM que ressaltou sobre a Misericórdia e a vida franciscana. O segundo testemunho do dia foi feita pela Irmã Olga, conhecida dos jufristas de Teresina. A irmã contou como se descobriu franciscana ao longo da vida e os sinais que recebeu de Deus para aceitar este chamado. O testemunho da irmã que durou por volta de meia hora tocou a todos os presentes. Após os dois testemunhos, os irmãos ouviram uma fala da Animadora Fraterna Regional, Ana Célia e logo após os irmãos se deliciaram com o lanche. O retorno ficou por conta do terceiro testemunho da manhã, com o jufrista da Fraternidade Imaculada Conceição, Gabriel Juscelino. O testemunho do irmão foi fortalecedor uma vez
Gabriel Juscelino
que muitos presentes identificaram
-se com sua história de vida. A última, mas não menos importante foi a irmã da fraternidade Santa Clara em Teresina, Gilvanessa Rosa que falou a respeito da sua chegada na fraternidade e como os irmãos foram importantes na construção do seu caminho no carisma franciscano.    Vale ressaltar que a fraternidade São José de Timon/MA fez a animação de todo o encontro durante os intervalos dos testemunhos. 
Gilvanessa Rosa









    
 O encontro encerrou com a fala da Secretária Fraterna Regional, Jéssica Lima, a fala do irmão Antonio Gean, Secretário Regional de Formação. A fraternidade fez seus agradecimentos, logo após a foto oficial. 
     
Foto Oficial III M.A.C.F.
Confira mais alguns registros da III M.A.C.F.



Credenciamento



Jufra Angelim


Jufra Floriano

Jufra Ceramica Cil

Jufra Piripiri

Jufra P. A. 

Jufra Tudo e Misturado kkkk



REUNIÃO DE EXPANSÃO DOS DISTRITOS
Foto oficial
A III Manhã de Apresentação do Carisma Franciscano foi uma oportunidade agradável para o encontro de todos os representes das fraternidades que compõe atualmente os Distritos Piauí Sul e Piauí Norte. Por esta razão logo após a III M.A.C.F representantes de todas as fraternidades se encontraram com as representações regionais na I Reunião de Expansão dos Distritos. Na oportunidade Jéssica Lima iniciou uma reflexão com os presentes a respeito das espiritualidade que deve ser fortalecida e lembrou a todos do compromisso das fraternidades para a permanência dos dois distritos: fortalecimento e expansão do carisma, algo que já está acontecendo no Piauí com núcleos de Jufra surgindo tanto no sul quanto no norte. Os irmãos traçaram um plano de expansão nos distritos que tem como base a formação para os serviços e formação de lideranças. Durante o primeiro semestre deste ano, o Secretariado Fraterno Regional lançará subsídios para a formação dos serviços locais que devem viver na prática estas atividades durante os meses de maio a julho em preparação para as Escolas de Formação dos Distrito Sul e Norte com data marcada para 9, 10 e 11 de Setembro de 2016 e que irá acontecer na cidade de Piripiri.  As escolas de formação do distrito serão destinadas as seguintes participações:

10 vagas para cada fraternidade oficializada (Prioridade do Secretariado Fraterno Local).
05 vagas para cada fraternidade iniciante.
Contatos de Núcleos de JUFRA surgindo.

        Na oportunidade, ficou marcada também a data da FBJ dos distritos que irá acontecer nos dias 17, 18 e 19 do mês de Junho na cidade de Teresina, fazendo parte também do Plano de Extensão dos distritos. 



Letícia Lima de Araújo
Secretária Regional de CSRA

Colaboração: Lucian Alan
Secretário de DHJUPIC - Jufra Parque Antártica
Fraternidade São Francisco de Assis