RETIRO INICIAL DE FBJ E EFF ACONTECE EM TERESINA/PI


A Juventude Franciscana do Brasil amanheceu ainda maior no domingo dia 19 de junho de 2016. É que aconteceu em Teresina/PI a Retiro Inicial de Formação Base da Jufra e Etapa de Formação Franciscana dos Distritos Piauí Sul e Norte, pertencentes ao Regional NE A2. 25 jovens disseram SIM ao Carisma Franciscano na Terceira Ordem e 5 irmão reafirmaram o seu desejo de pertencer a Ordem Franciscana Secular em missa celebrada na Igreja da Imaculada Conceição, Morada Nova. 

Além de contar com a presença de diversos irmãos das fraternidades de Teresina/PI a RIFBJ e RIEFF teve a presença da Secretária Fraterna Regional, Jéssica Lima, Secretários Regionais para os distritos Piauí Sul e Piauí Norte, Salustiano Fichell e Thiago Oliveira respectivamente, a Secretária Regional de DHJUPIC, Mayra Oliveira, a Secretária Regional de Ação Evangelizadora, Gilvaneide Rosa, o Assistente Espiritual Regional, Frei Erivelton Pereira OFM, a Animadora Fraterna Regional, Ana Célia e a Secretária Regional de Comunicação Social, Registro e Arquivo, Letícia Lima. 

O ENCONTRO

O Retiro Inicial da FBJ e EFF iniciou na sexta-feira com um bate papo dos irmãos mediado pela Secretária Fraterna Regional Jéssica Lima. Na oportunidade os jovens refletiram sobre a Jufra, a Formação da Base cujo retiro iniciaram naquele momento e poderam expor seus desejos quanto Juventude Franciscana a partir daquele momento. Após o bate-papo os irmãos viveram um breve momento de espiritualidade e foram liberados para se recolher. 

No sábado pela manhã os irmãos iniciaram após o café da manhã no espaço da Escola Governador Alberto Silva e se dirigiram a Igreja Imaculada Conceição. Durante toda a parte da manhã os irmãos receberam formações a respeito da Formação Base da JUFRA, os pilares do Ideal de Vida Franciscano, além de muitas dinâmicas. Enquanto isso, os irmãos se preparavam para a Etapa de Formação Franciscana obtiveram formação com Jéssica Lima e a Animadora Fraterna Regional, Ana Célia. No fim do dia os irmãos se encontraram em um bate papo com as irmãs da OFS de Teresina, mediado por Jéssica Lima e pelo Frei Erivelton. 

A noite então foi a vez do convívio fraterno. Os irmãos se reuniram em um grande arraiá para comemorar em estilo junino! Confira as fotos:












MISSA
O ponto alto de todo o encontro foi a missa no domingo pela manhã na Igreja da Imaculada Conceição, celebrada pelo Frei Erivelton Passos. Durante a missa os irmãos realizaram os votos tanto da FBJ quanto da EFF. "Lutei muito para conseguir, estudei, trabalhei para pode ir a Teresina com isso deu tudo certo. A formação base da Jufra foi algo almejado muito por mim! Descobrir isso ao longo dos estudos formações da Jufra, minha família também se envolveu muito com a família Franciscana. A formação me ajudou a ver o mundo de outra forma (...) aprender a ser solidário, ser humano mas próximo de Deus", afirma Luzardo Solino, da fraternidade Nossa Senhora das Graças, jufrista que participou do RIFBJ. 

Confira o álbum de fotos da missa:

























Escrito por Letícia Lima de Araújo
Secretária Regional de Comunicação Social, Registro e Arquivo