FRANCISCANAS E FRANCISCANOS PELA INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO

  
Banner: Divulgação
Queridas irmãs, queridos irmãos,

A Campanha da Fraternidade deste ano nos alerta para a atual crise socioambiental que afeta toda a criação de Deus. Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15), a iniciativa busca promover o  cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, através de relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.

Diante do atual contexto, onde vivenciamos a destruição da natureza, vemos crescer a ambição e a busca por lucro a todo custo, sem considerar os impactos sofridos por nossa mãe terra, pelas populações originárias e pelos mais pobres. Dista essa realidade, inspirados pelo Francisco de Assis e o Francisco de Roma, somos convidados a uma conversão ecológica, com mudanças no estilo de vida e engajamento nas causas socioambientais contemporâneas.

Dentre os objetivos principais, a CF tem enfoque em aprofundar o conhecimento de cada bioma, com comprometimento com causas das populações originárias e na defesa de seus direitos; reforçar o compromisso com a biodiversidade, os solos, as águas e o clima e contribuir para a construção de um novo paradigma econômico ecológico; manter a articulação com outras igrejas, organizações da sociedade civil, comunidades acadêmicas e pessoas de bem; e compreender o desafio da conversão ecológica a que nos chama o nosso Papa Francisco na carta encíclica Laudato Si’;

Como franciscanas e franciscanos, somos convocados a assumir nossa responsabilidade de vivenciarmos nosso carisma em todas as suas dimensões. Animem suas fraternidades para comprometerem-se nesta causa. Baixem os materiais disponíveis nos sites, registrem e compartilhem as experiências para que sirvam de inspiração para outros irmãos e irmãs. Que São Francisco e Santa Clara nos inspirem a cuidarmos da nossa casa comum, na defesa da vida em toda sua integralidade.


Fraternalmente,

Ordem Franciscana Secular
Juventude Franciscana do Brasil