JUFRA do Brasil lança a IV PROVOCAE

CARTA DO SECRETARIADO FRATERNO NACIONAL DA JUFRA DO BRASIL (2016/2019)

“Louvamos ó Maria teu jeito de viver
e a sabedoria de quem tenta entender
Louvamos teu silêncio, teu jeito de falar.
Louvamos ó Maria, teu modo de pensar,
Teu jeito feminino de seguir ou liderar.”
(Louvação a Maria – Pe. Zezinho,scj)


Estimadas irmãs e irmãos da Juventude Franciscana do Brasil. Paz e Bem!!!
É chegado o momento de aprofundarmos nossas reflexões vocacionais e de animar nossas Fraternidades Regionais e Locais para a vivência da Semana de Promoção Vocacional, a PROVOCAE. Este momento é oportuno para que intensifiquemos e concentremos nossos esforços em refletir nossa vocação franciscana e a vida fraterna, bem como semear no coração de tantos/as outros/as jovens a chama do nosso carisma.
A PROVOCAE deste ano deseja ampliar estas reflexões e fazer com que cada Fraternidade possa viver dois acontecimentos importantes da Igreja no Brasil e no Mundo: O Ano Mariano e o Sínodo dos Bispos sobre a Juventude. Por isso, tem o tema: “Maria: exemplo vivo de Fé, Discernimento e Vocação para a Juventude Franciscana” e o lema: "Não fostes vós que me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi" (Jo 15,16a).
Convocado pelo Papa Francisco para acontecer em outubro de 2018, o Sínodo tem como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” e será um importante momento para que a Igreja reflita sobre o modo de acompanhamento aos/às jovens, e possibilitar também que nós possamos ajudá-la a identificar as modalidades mais eficazes para anunciar a Boa Notícia hoje. Desta forma, nossas Fraternidades também terão a oportunidade de ser ouvidas, uma vez que nós iremos colaborar com o Documento de trabalho que será referência para as discussões dos bispos no Sínodo.

Dentro do contexto celebrativo dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, o/a jovem franciscano/a ao olhar para a história da jovem Maria, vê que ela própria progrediu na consciência da sua própria vocação através da meditação sobre as palavras e os eventos que lhe aconteceram, inclusive aqueles que ela não compreendia (cf. Lc 2, 50-51). Somos chamados/as a descobrir na vida de Maria o estilo da escuta, a coragem da fé, a profundidade do discernimento e a dedicação ao serviço (cf. Lc 1, 39-45). Nos seus olhos, cada uma e cada um pode voltar a descobrir a beleza do discernimento, e no seu coração pode experimentar a ternura da intimidade e a coragem do testemunho e da missão (cf.: Documento Preparatório para o Sínodo).
Portanto, para bem viver esta IV PROVOCAE, preparamos os seguintes materiais (BAIXE AQUI) que servirão de apoio para as Fraternidades:
i. Proposta de encontro com jovens, convidando jovens de variadas expressões, lembrando-se sempre de que nossas Fraternidades possam estar abertas cada vez mais para a cultura da escuta, do respeito e do diálogo, ressaltando sempre a acolhida fraterna;
ii. Proposta de encontro para as Fraternidades Locais, onde os/as jufristas possam refletir juntos a sua vivência vocacional do carisma franciscano;
iii. Proposta de encontro para as Fraternidades de Infância, Micro e Mini Franciscanos- IMMF;
iv. Orientações acerca da participação da JUFRA do Brasil na consulta para redação do Documento de trabalho do Sínodo dos Bispos.

Exortamos que as Fraternidades estejam abertas para que o Espírito Santo possa impulsionar a ir além das formas rígidas e padronizadas de anúncio da alegria do Evangelho, percorrendo caminhos de aproximação mais atentos às realidades e características pessoais.
Por fim, pedimos que fiquem atentos/as aos meios de comunicação da Juventude Franciscana do Brasil, pois as redes sociais serão movimentadas com imagens e motivações sobre a PROVOCAE. Esperamos ansiosos/as pelas notícias das experiências vividas em fraternidade, e fotos, vídeos, sugestões e críticas, para o e-mail: jufrabrasil@gmail.com.
Rogamos a Nossa Senhora, sob o título de Santa Maria dos Anjos, que seu exemplo de amor ao Cristo possa nos inundar nesta semana e possamos exercitar ativamente nosso espírito fraterno de acolhida. 



Fraternalmente,

Washington Lima dos Santos
Secretário Fraterno (Presidente) Nacional

Muhammed Hochay da Costa Araújo
Secretário Nacional de Ação Evangelizadora

Sabrina Ferreira da Silva
Secretária Nacional de Infância, Micro e Mini-Franciscanos