Fraternidade de Teresina/PI realiza IV Manhã de Apresentação do Carisma Franciscano para jovens da comunidade



"Jovem que evangeliza jovem, é evangelizado" foi o tema da IV MANHÃ DE APRESENTAÇÃO DO CARISMA FRANCISCO evento promovido pela Fraternidade São Francisco de Assis do Parque Antártica em Teresina/PI e que reuniu cerca de 25 jovens na igreja da comunidade.

O evento que nos últimos anos recebeu jufristas de todas as fraternidades do estado, foi pensado para, em 2017, voltar as suas origens: acolher exclusivamente jovens da comunidade São Francisco Parque Antártica e da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Ao acolher os jovens da comunidade a JUFRA pôde mostrar a eles o que é ser um jovem franciscano e ainda fazer o convite a conhecer a fraternidade local. Além de acolher os jovens locais, o evento ainda trouxe a presença dos jufristas iniciantes da fraternidade Imaculada Conceição Morada Nova (Teresina/PI). Foi como realizar um encontro fraterno.

PROGRAMAÇÃO
O dia iniciou com a Adoração ao Santíssimo Sacramento conduzida pela Assistente Espiritual da Fraternidade, Irmã Eliane (Congregação das Irmãs Minímas Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus). Após meia hora perante Jesus Sacramentado os jovens foram conduzidos a plenária onde  foi servido um delicioso café da manhã e logo após participaram de uma dinâmica de apresentação e abertura. 

A primeira fala do dia foi conduzida pelo jufrista Marcos Araújo, em que falou sobre a história da JUFRA Parque Antártica, contando em detalhes como foi o processo de criação e fundação da fraternidade 9 anos atrás. Ele falou ainda sobre a vida de Francisco, Clara e do Carisma Francisclariano no mundo. 

Roda de Capoeira com Frei Jardiel
O encontro foi muito animado com dinâmicas gebra-gelo, danças e brincadeiras.  Um momento super especial foi a presença do Frei Jardiel OFM, Assistente Espiritual das fraternidades de JUFRA do Angelim e Cerâmica Cil. Ele realizou uma grande roda de capoeira com todos os presentes.

O terceiro e último momento foi a participação do irmão Wesley Soares com a palestra sobre "Jovem que evangeliza jovem nas redes sociais". O irmão da fraternidade Imaculada Conceição (Morada Nova) trouxe 7 dicas sobre como jovens cristão devem ter cuidado e zelo no momento de evangelizar através das redes sociais digitais. 

A FELICIDADE DE PARTICIPAR 
A manhã que foi repleta de sorrisos, música e animação deixou  no coração dos irmãos a felicidade de anunciar o evangelho e a vida franciscana para cada um dos presentes. Para a iniciante na JUFRA do Parque Antártica Rosilene Rafaela foi uma momento de descoberta e muito amor. "Foi muito bom. Foi interessante conhecer um pouco mais da história da Jufra da nossa comunidade e ver o esforço de cada um para que tudo saísse da melhor forma possível. Foi uma experiência maravilhosa", afirma

Paz e Bem!






Letícia Lima
Secretária Regional de Comunicação Social, 
Registro e Arquivo 
Triênio 2015-2018