23º Grito dos/as Excluídos/as: Convocação da Secretaria Regional de DHJUPIC



“Por direitos e por democracia a luta é todo dia”
Irmãos comecemos, pois até agora pouco ou nada fizemos.

São Francisco de Assis


Nos últimos anos muitas coisas vêm acontecendo no Brasil. Nossos direitos que conquistamos, estão aos poucos, sendo arrancados de nossas mãos e servindo a poucos privilegiados. As notícias que já não eram das melhores, estão ficando cada dia piores. Percebemos então que devemos fazer algo para mudar esta situação; revivemos o desejo lutar, de reverter essa situação em favor dos pobres, dos excluídos/as, dos que sofrem e clamam por uma vida melhor. 

Entre as muitas mudanças que vem acontecendo, existem as: Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista e agora mais recentemente, foi decretado o fim de uma reserva localizada em áreas da Floresta Amazônica, localizada entre os Estados do Pará e Amapá. Essa área é tão grande que podemos compara-lá ao tamanho do Estado do Espírito Santo (isso mesmo!), deixando em estado crítico e de ameaça povos indígenas, animais, plantas, vidas. 

O decreto foi revogado, mas não o eliminaram, apenas criaram outro que, em resumo, podemos dizer que possuem as mesmas intenções.

Chega! Precisamos ser ouvidos e nos unir em prol de uma sociedade justa, igualitária, em que nos possamos participar das decisões.

Para tanto, temos o dever de lutar por uma democracia, para que nossas vozes sejam ouvidas diante deste momento de perdas. Para isso, o 23º Gritos dos/as Excluídos/as vem com o tema “Vida em Primeiro Lugar” e o lema “Por direitos e por democracia a luta é todo dia”. 

Então, vamos la Juventude Franciscana do Ceará e Piauí vamos fazer valer nosso direitos, mobilizem suas fraternidades, sua comunidades, seus familiares.
Lembrem-se a luta é todo dia.



Mayra Caroliny de Oliveira Santos
Secretária Regional de DHJUPIC
Regional NE A2 CE/PI