Projeto #FormAção | Setembro: Vocação Franciscana por Tandi Melo



A vocação de cada pessoa Deus é predestinada desde quando o nosso nascimento, porque cada um já nasce com um objetivo a ser cumprido. As pessoas descobrem a sua vocação, observando aquilo que realmente elas gostam de fazer e se sentem felizes em cumprir, porque vocação é isso,  algo que nós nos sentimos realizados quando fazemos; nos sentimos bem e contentes.

A Vocação Franciscana tem várias formas. Hoje em dia, você pode escolher a qual você realmente se sente chamado, pois depende do objetivo que você vai escolher para sua vida. Temos a primeira ordem que é a ordem dos frades menores, ela no inicio foi criada com a intenção de homens que queriam seguir os passos do evangelho e se sentiam motivado com o testemunho de vida do jovem Francisco.



No início, eram poucos frades, pois o jovem Francisco tinha acabado de decidir o seu ideal de vida que era viver o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Assim, na capela de São Damião que estava em ruína, quando Francisco estava rezando e ouviu uma voz que disse: “Vai Francisco e reconstrói minha igreja, pois ela está em ruínas”.

Depois que começou a restaurar a capela de São Damião, ele foi na cidade pedir materiais para continuar a manutenção da igreja, e de pouco a pouco foi surgindo pessoas que estavam interessadas por seu modo de viver. Desse modo, os companheiros de Francisco foram surgindo, e  assim, Francisco foi pedir ao Papa para autorizar o seu modo de vida, que era viver o Evangelho. Assim surgiu a primeira ordem.

Curiosidade sobre o hábito franciscano

 A Segunda Ordem, das Irmãs clarissas, surgiu  porque as mulheres também quiserem seguir Francisco. Naquela época, era muito perigoso viajar com mulheres, pois existiam muitos ladrões e bandidos. Pensando na segurança delas, Francisco resolveu criar uma ordem para elas junto com Santa Clara, para contemplação e oração. Assim Santa Clara iniciou uma vida de doação para ajudar aos pobres e contemplação perpétua a  Jesus.

Irmãs Clarissas de Canindé/CE

 A Terceira Ordem  ou a Ordem  Franciscana Secular surgiu porque pessoas  casadas seguiam Francisco, mas não queriam deixar as suas famílias, então, Francisco criou a Ordem Franciscana Secular (OFS). Uma ordem para leigos que queriam seguir o Evangelho  e viver na simplicidade.




Assim, temos as três ordens, que juntas formam uma família com um carisma e um modo de vida muito importante para seguir ainda hoje.  A vocação Francisca é algo que você fica realmente de bem consigo mesmo e um modo de vida a se seguir. Assim, você jovem, pode se sentir chamado para uma dessas três ordens e ao experimentar não vai ser arrepender!


por Tandi Melo | Fraternidade São Francisco das Chagas (Canindé|CE)