ALEGRIA EM FAMÍLIA: reencontros, compromisso e regra de vida

 


Nos dias 01, 02 e 03 de abril de 2022, toda a Família Franciscana se alegrou com o SIM de 27 jovens ao carisma franciscano, o SIM que entoaram com o objetivo de viver o Evangelho segundo São Francisco e Santa Clara de Assis. Irmãos e irmãs das cidades de Teresina/PI, Piripiri/PI e Caucaia/CE.


O evento aconteceu no Centro Pastoral da Paróquia São Raimundo Nonato, Teresina, PI, onde todos os irmãos e irmãs foram muito bem acolhidos pelos queridos frades menores na pessoa de Frei Heleno, OFM e pelos membros da coordenação da Conferência da Família Franciscana do Brasil - Regional PI (que tem sua sede na mesma paróquia), nas pessoas de Salustiano Fichell, OFS, Gilvaneide Rosa, Frei Erivelton, OFM, Letícia Lima, Jéssica Lima (Coordenadora Regional da CFFB - PI) e Fabrício Barbosa, OFS. Estes dois últimos ministraram formações para os irmãos da Etapa de Formação Franciscana - EFF. 


Na oportunidade, festejamos com alegria, a oficialização da Fraternidade Santa Rosa de Viterbo, Monte Castelo, Teresina-PI que há um bom tempo caminhava sob os cuidados do Regional nas pessoas de Tamislau Soares (Secretário Fraterno para  Distrito Piauí Sul), Mayra Caroliny (Presidente Regional), por Frei Cleiton, OFM (Assistente Espiritual Local) e Frei Erivelton, OFM (Assistente Espiritual Regional).


Desses 27 jovens, 17 ingressaram na Juventude Franciscana e 10 jovens foram admitidos na Ordem Franciscana Secular - OFS, durante os ritos de compromisso e admissão realizados numa Missa presidida por Frei Erivelton, OFM. Na ocasião, frades menores, irmãos e irmãs da OFS, freiras e irmãos da JUFRA e comunidade presente aplaudiram com jubilo o SIM dos irmãos e irmãs. 




Durante esses três dias, a Família Franciscana do Piauí e Ceará esteve reunida celebrando, se reencontrando, partilhando memórias afetivas, construindo novos rumos e tomando aquele fôlego. Renovando assim, as energias através da cultura do encontro presencial que se tornou tão desejosa devido aos cuidados que a pandemia exigiu de todos e todas nós. 


Parabenizamos todos os jufristas pelo SIM que deram ao carisma franciscano sejam aqueles/as que fizeram o compromisso  e deram início a Formação Base a Jufra, sejam aqueles/as que firmaram e deram mais um passo, sendo admitidos na OFS. 


Agradecemos de todo coração os irmãos e irmãs da JUFRA, OFS, OFM e a Irmã Luana que estiveram nos bastidores, contribuindo com seu talento e dando seu suor para que este retiro acontecesse. Gratidão!


Grande abraço fraterno de toda a Juventude Franciscana do Ceará e Piauí.

Paz e bem!