JUFRA CE/PI marca presença em Encontro com Dom Vilsom Basso, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude


Hannah Jook Otaviano, representante da JUFRA CE/PI com Dom Vilsom (Bispo referencial da CNBB para a pastoral Juvenil) e Dom Vasconcelos (Bispo referencial da CNBB para o Regional NE 1)

Ocorreu em Fortaleza no último sábado, dia 28 de abril de 2018, uma manhã muito especial com a visita de Dom Vilsom Basso, Presidente da Comissão episcopal pastoral para a Juventude.

Após a acolhida e oração inicial, Dom Vasconcelos, bispos referencial dessa Comissão para o regional Nordeste 1 (Ceará), deu as boas vindas à Dom Vilsom ao nosso regional.


Estavam presentes cerca de 40 jovens, dentre eles lideranças juvenis de movimentos, PJs e novas comunidades, além de representantes dos setores diocesanos do Ceará, bem como alguns padres referenciais que acompanham esses setores.

Dom Vilsom, bastante animado e à vontade nos apresentou de maneira detalhada o material “Ide” (síntese do projeto de evangelização da Juventude do Brasil) bem como nos instigou a sermos semeadores em nosso meio da propagação desse material que tem o intuito de animar a Evangelização da Juventude no Brasil, a serem desenvolvidos entre os anos de 2018 a 2020.

Claro, que ele não poderia deixar de falar sobre o Sínodo da Juventude que ocorrerá esse ano em Roma, e que, possivelmente o próprio irá como um dos representantes da CNBB.
Embalados nesse tema, Dom Vilsom nos convidou a refletirmos os desafios de desenvolvimento das 8 linhas de ação  do documento 85 e a partir disso, apontarmos sugestões que serão levadas ao sínodo.

Após o almoço, continuamos reunidos com Dom Vasconcelos para prepararmos a 1ª Romaria Regional da Juventude que ocorrerá em Quixadá, em outubro. Essa romaria terá como objetivo ser celebrativa e congregar as diversas juventudes do Ceará e com certeza, a Jufra se fará presente. Vamos nos preparar!

Foi um dia muito especial, não apenas para mim, pessoalmente, mas poder representar a Juventude Franciscana do Ceará que mostra seu rosto e seu espírito de serviço. A todas e todos: “Paz e Bem”! 



Hannah Jook Otaviano
Secretária Fraterna Jufra Aliança de Assis – Fortaleza-CE 
Secretária Regional NE A2 Ceará/Piauí.