JUVENTUDE E A VIDA: SONHOS E DESAFIOS


A Campanha da Fraternidade deste ano nos fez refletir e discutir a respeito da VIDA. Como percebê-la, defendê-la e mais importante ainda, promovê-la. Das várias discussões, chegamos a muitos pontos de vista, porem, os mesmos nos levaram a um ponto comum, a uma só forma de pensar: a VIDA é um BEM e cabe a nós - principalmente os cristãos – trabalharmos para que este BEM seja para todos. É missão de todos nós! A CF-2008, além das reflexões, levantou questionamentos interessantes, nos propôs muitos desafios e nos levou a sonhar novamente com uma sociedade solidária e fraterna, onde valoriza e respeita a vida e o bem-estar de todos, inclusive da nossa JUVENTUDE.

Dentre os materiais da Campanha, a CNBB lançou um livreto de encontros e reflexões exclusivo para a juventude trabalhar nos grupos e suas respectivas paróquias. Isso é mais um sinal de que a nossa Igreja está muito preocupada com a vida dos jovens brasileiros e latino-americanos, pois a juventude é uma grande força de promoção da vida, entretanto, é uma das faixas etárias que mais sofrem com a ausência da mesma e sem falar que, atualmente, os jovens é a classe alvo da cultura de morte. As ameaças à vida humana são constantes e preocupantes também, e quando se trata da vida juvenil à agressão é muito maior, pois a grande maioria dos jovens hoje passa por inúmeras situações que geram morte e destruição.



DESAFIOS


Tais situações atingem, sobretudo aos jovens que são desafiados constantemente diante da realidade social que limitam seus horizontes e perspectivas de vida. Dentre os principais problemas do jovem de hoje, podemos destacar: as seqüelas da pobreza que ocasiona a sua exclusão social; os contra-valores que são adquiridos em ambientes com grande carga de alienação, seja através de indivíduos ou da mídia; o jovem está sendo fortemente influenciado por outros meios diferentes das instituições primárias como a família, escola, Igreja, etc; a perda da sua identidade pessoal através de novas expressões culturais originados da modernidade, ou melhor, do mundo globalizado; são facilmente enganados por inovadoras e falsas propostas de crescimento, enriquecimentos fáceis, embelezamento instantâneo, chances de serem felizes de um dia para o outro; seus conflitos psíquico-emocionais aprofundam-se com as tensões e crises familiares cada vez mais comuns; a educação de baixa de qualidade marginaliza o jovem do mercado de trabalho, e com isso aumenta a massa desempregada da sociedade...

Muitos são os obstáculos para o crescimento e amadurecimento harmonioso do jovem contemporâneo, porem, esses problemas acima não podem ser encarados de forma passiva, pois os mesmos balançam os alicerces que dão sustento à vida da juventude. O jovem tem a capacidade surpreendente de transformar e mudar a realidade, que é própria da sua natureza, e não pode conforma-se com tais situações, ele tem a força que a sociedade precisa para despertar, lutar, criar e realizar mudanças e dias melhores para si mesma, pois existe somente uma idade onde o ser humano pode sonhar e ter força suficiente para colocar em prática, essa idade chama-se presente, e passa no instante que acaba. Sonhar é preciso para que possamos desafiar a realidade dura que parece imutável cada dia que passa, mas que na verdade é somente produto do nosso conformismo e falta de uma fé verdadeira e concreta.



SONHOS


A juventude precisa voltar a sonhar novamente. Não estou falando dos sonhos noturnos, mas daqueles que nos levam a transformar o mundo, nos encorajam a criar, superar nossos limites e conquistar o que queremos. Parece que até já se tornou um desafio para o jovem, e na verdade, diante de tantas dificuldades que o jovem enfrenta hoje, sonhar realmente é mais um desafio.

Os jovens sonham pouco e desejam muito, e às vezes, até parece que eles perderam essa capacidade, mas somente desejar não suporta as crises, não resiste às dificuldades da vida. Sonhar nos leva a projetar a vida e aponta os caminhos do nosso amadurecimento. Os projetos de vida nos motivam a sermos protagonistas da nossa história, faz-nos ter esperanças mesmo quando somos derrotados, nos dá força para suportamos as perdas e assim, continuamos sonhando e gerando oportunidades, principalmente a oportunidade de ser feliz. Augusto Cury, conhecido psiquiatra e escritor, fala em uma de suas obras que a presença dos sonhos faz de idosos, jovens, e já a ausência de sonhos faz dos jovens, idosos. É obvio que este grande cientista da psicanálise não quis expressar que ser idoso é algo maléfico, mas o jovem é que precisa urgentemente voltar a ser jovem e por meio dos seus projetos de vida, desenvolver sua mente, cuidar do que é importante, crescendo e respeitando seu próprio ritmo e principalmente, amando a VIDA.

Acredito que a Juventude Franciscana (JUFRA) também precisa sonhar e estabelecer seus projetos como objetivo, meta e caminho. Objetivamos a evangelização da juventude em geral e promover a VIDA a todos; temos a meta de levar o nosso carisma a conhecimento e ao coração de todos aqueles que anseiam viver de forma diferente, levando a vida ao Evangelho e o Evangelho a vida; caminhamos do nosso modo, perseverantes na vivencia dos valores franciscanos, buscando conquistar nosso ideal que é Jesus Cristo, espalhando alegria onde passamos, contagiando o mundo com o nosso jeito de ser jufristas, somos jovens franciscanos amantes da JUVENTUDE e da VIDA. Paz e Bem!


Sérgio Vicente Marcos