Campanha da Fraternidade 2012


“Veja como está a saúde de seus irmãos...” (2Sm 17,18b)
Santa Rita-PB e Bom Conselho-PE, 16 de Fevereiro de 2012.

Irmãs e irmãos da JUFRA do Brasil,
Paz e Bem!

     Iniciamos um novo tempo litúrgico, a Quaresma, tempo forte de nos prepararmos para a Páscoa, fazendo com que, a partir de uma reflexão profunda, mudemos nossos atos, para buscarmos construir o Reino de Deus, que começa com nosso compromisso de Justiça e Paz.

Há 49 anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe neste período quaresmal, a Campanha da Fraternidade (CF), onde em torno de um tema específico da realidade colocamos em prática gestos concretos de amor fraterno. Nesse ano de 2012, a CF traz o tema: “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8).


O objetivo geral da CF-2012 é: “Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção dos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde.” (cf. Texto-Base, pág 12).
Portanto, junto à Igreja no Brasil, em nossas Comunidades, Paróquias e Dioceses, nós jovens franciscanos devemos nos conscientizar sobre essa temática, procurando informações e captando fatos e situações da realidade de nossos bairros para, a partir disso, buscarmos maneiras de lutarmos pela efetivação do direito à saúde pública, gratuita e de qualidade.

Enviamos a vocês este Ofício também para recordar aos irmãos e irmãs de todas as Fraternidades os compromissos que assumimos, enquanto Juventude Franciscana do Brasil, na “Carta de Guaratinguetá: A JUFRA que queremos ser!”, que segue:
 
“(...) assumimos como compromisso somar forças junto às manifestações contra o descaso dos poderes públicos, fortalecer os grupos de conscientização sócio-ambiental e coleta de materiais recicláveis, participar da elaboração e controle social das políticas públicas, promover o engajamento nas diversas Pastorais Sociais e organizações populares, fomentar a Campanha da Fraternidade e o Grito dos/as Excluídos/as e, como contribuição específica da JUFRA, realizar anualmente, de 01 a 10 de dezembro, a Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos.”
 
Como colaboradores neste compromisso,

Emanuelson Matias de Lima (Elson)
Subsecretário Nacional de DHJUPIC da Juventude Franciscana

José Douglas Soares Cordeiro de Souza
Subsecretário Nacional de Ação Evangelizadora da Juventude Franciscana