Encontro Inicial de FBJ e EFF - Distrito de Fortaleza - Canindé/CE


Jufra Distrito de Fortaleza

O encontro inicial da FBJ e EFF se realizou na Cidade que abriga um dos maiores santuários franciscanos do mundo, a Cidade de Canindé/CE, nos dias 28 e 29 de Janeiro de 2012, onde no mesmo a Fraternidade Local da JUFRA São Francisco das Chagas de Canindé recebeu e acolheu com a mesma alegria e ternura de sempre os irmãos (as) que se deslocaram de Fortaleza para sua cidade.
Contamos com a participação de 10 (dez) irmãos (as) que assumiram o compromisso do jufrista diante de Deus e da comunidade iniciando assim a Formação Básica da JUFRA, dividido da seguinte forma: 5 (cinco) da Fraternidade Local de Canindé, 3 (três) da Fraternidade Local de Nova Metrópole  e 2 (dois) da Fraternidade Local de Messejana; em paralelo, tivemos a presença de 5 (cinco) irmãos (as) que passaram pela FBJ e desejaram renovar o seu compromisso franciscano de vida iniciando a 2ª etapa da formação, também chamada de Etapa de Formação Franciscana – EFF e estão preparados para solicitar a admissão à Ordem Franciscana Secular – OFS, dividido assim: 3 (três) irmãos (as) da Fraternidade Local de Canindé e 2 (dois) da Fraternidade Local de Messejana.
Jufra Distrito de Fortaleza

Os dois encontros aconteceram na sede da OFS e JUFRA da Cidade de Canindé/CE, contudo, em ambientes diferentes nos momentos de formação especifica e os demais momentos de oração e confraternização foram vivenciados de forma conjunta por todos os participantes, inclusive pela equipe de organização e a equipe de formação do Secretariado Fraterno Regional, a qual foi composta pelos seguintes irmãos (as): Beto – Animador Fraterno OFS/JUFRA; Solange – Subsecretária Reg. Da Infância, Micro e Mini Franciscanos; Wanley - Subsecretário Reg. De Formação; Vandeir - Subsecretário Reg. De Ação Evangelizadora; e, Sérgio Vicente – Subsecretário Reg. Para o Distrito de Fortaleza.
Animador Fraterno Regional e Ação Evagelizadora Regional: Beto e Vandeir.

Iniciamos o encontro no dia 28 (sábado) com as apresentações, oração de abertura e dando seguimento às formações até o final do dia. À noite foi realizado um divertido convívio fraterno no local do encontro, onde celebramos o aniversário de 02 (duas) irmãs queridas, a Vileni (dia 29) da Fraternidade Local de Canindé e a Revilane (dia 28) da Fraternidade Local de Messejana, as quais foram pegas de surpresa com as homenagens que ali foram feitas. Não demorou muito e a Fraternidade de Canindé animou o restante da noite com apresentações musicais e porque não falar humorísticas também, contando com a participação especial de Dani, a mais nova integrante e irmã da Fraternidade.
Irmãs aniversariantes: Vileni e Revilane

          No domingo (dia 29) reiniciamos o encontro com as últimas formações que faltavam, mas antes disso tivemos a inspiradora visita do Frei João Hamilton, OFM, Assistente Espiritual da JUFRA de Canindé. Logo após demos início à Celebração Eucarística na Igreja do Monte presidida por Frei Lenilson, OFM, que prontamente atendeu ao pedido da Juventude Franciscana para participar conosco desse momento especial na vida dos irmãos (as) jufristas, os quais participaram do Rito do Compromisso do Jufrista diante de Deus, de sua Igreja, da comunidade cristã e de todos os irmãos (as) franciscanos (as). Finalizamos o encontro com um maravilhoso almoço de confraternização. 

PAZ E BEM!




 Sérgio Vicente Marcos – Subsecretário Regional NEA2 para o Distrito de Fortaleza