Carta- Mensagem de Páscoa para a JUFRA NE A2 Ceará e Piauí

Ordem dos Frades Menores Capuchinhos do Ceará e Piauí – PROCEPI
ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL do Regional Nordeste A2 CE/PI para 
JUFRA e OFS

Frei Otacílio Félix (Téo)
Frei Fernandes Garcia (Garcia)
Frei Alexandre Veloso (Alex)

“Este é o dia que o Senhor fez para nós. Alegremo-nos e nele exultemos!” 
(Sl 118,24)

FELIZ PÁSCOA!
CAROS IRMÃOS JUFRISTAS, PAZ E BEM!
Caríssimos irmãos jufritas, a nossa força está na Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. O nosso dia-a-dia de jovem franciscano, precisa ser vivido como num dia de Páscoa. Dia de alegria, de júbilo e vitória. Esta é a esperança que deve está no nosso coração Jufrista: a Esperança da Ressurreição.
Irmãos Jufristras, a ressurreição de Jesus Cristo é o dado primordial sobre o qual se apóia a nossa fé cristã (cf. 1 Cor 15,14): estupenda realidade, captada plenamente à luz da fé, mas comprovada historicamente por aqueles que tiveram o privilégio de ver o Senhor ressuscitado (apóstolos e discípulos); acontecimento admirável que não só se insere, de modo absolutamente singular, na história dos homens, mas que se coloca no centro do mistério da revelação.
Jesus, após sua Ressurreição, apareceu aos apóstolos. Eles estavam tristes, abatidos e com muito medo, ao presenciarem os últimos acontecimentos (cf. Jo 20, 19-23). Mas, para a surpresa dos apóstolos, Jesus lhes aparece, todos sem exceção foram tomados por uma grade alegria, Jesus o mestre e Senhor, o Ressuscitado, o Emanuel, o Deus consumo está vivo. Toda força de morte e sofrimento que pesava sobre eles foi retirada pela força da Ressurreição (cf. Gl 5,1).
O Santo Padre, o Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium nos fala dessa alegria que contagia o discípulo: “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus” (EG n.1). Dessa alegria trazida pelo Senhor ninguém é excluído. “Não fujamos da ressurreição de Jesus; nunca nos demos por mortos, suceda o que suceder” (EG n.3).
Também vemos em nosso Pai São Francisco o exemplo de homem integrado com Deus, consigo mesmo e com a natureza (cosmos), ele é considerado um santo extremamente alegre e, essa alegria não vem das coisas passageiras do mundo (cf. Ef 6,10-20), mas vem da ressurreição de Jesus a quem Francisco muito amou. Poderíamos dizer que os franciscanos têm duas marcas registradas: a pobreza e a alegria. Ele (São Francisco), tanto falava como vivia com intensidade esta alegria cristã. Tanto que exortava os seus confrades (‘ aqui aplicamos a vocês Jovens’) a esse respeito, citando a alegria, inclusive, na Regra: “Cuidem para não se mostrar exteriormente tristes [...] mas mostrem-se alegres no Senhor (cf. Fl 4,4), sorridentes e convincentemente simpáticos” (RNB 7,16).
Amados Jufristas, embora vocês passem por muitas dificuldades, vocês estão inseridos na comunhão do amor Trinitário (1Jo 4,16). Como diz o Apóstolo João: “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno” (1Jo 2,14b). Este versículo abre-nos o entendimento para a origem da força espiritual de um jovem: a permanência da Palavra de Deus em sua vida.
Uma das características da juventude que se deve admirar é, sem sombra de dúvida, a força e o vigor que se tem nesta fase da vida. A força de um jovem é algo para se admirar. Força, digo, não só física, mas o entusiasmo que se tem pela vida, o ímpeto para vencer e conquistar. Por isso, vocês estão sempre alegres e essa alegria é divina, pois participam do amor de Deus (1Jo 4,16).
 Esta consciência leva-os a ser sal e luz do mundo (Mt 5,13-17), anunciando a Boa Nova com alegria (Mt 28,8-15). Deste modo não sucumbirá à falta de fervor, que se manifesta no cansaço, acomodação, desinteresse e desilusão. Antes se revigora continuamente com verdadeiro fervor espiritual. Vejamos o que nos diz o ‘apóstolos da Juventude’, o Beato João Paulo II “Jovens do mundo inteiro, tenham a santa ousadia, de serem os santos do novo milênio”. Por isso, meus irmãos sejam sempre este sinal de santidade, de ousadia, de determinação, de alegria, pois Jesus ressuscitou. Eis que as coisas velhas já se passaram, tudo se fez novo (2Cor 5,17).
Irmãos, não esqueçam que estamos vivendo a grande festa da Páscoa do Senhor. A santa Igreja nos oferece cinqüenta dias ‘dos nossos’ para contemplarmos este ‘dia do Senhor’. Pois, “Este é o dia que o Senhor fez para nós. Alegremo-nos e nele exultemos!” (Sl 118,24). Tudo isso para meditarmos e vivermos esta pertença do ressuscitado, nosso cordeiro imolado, nossa razão de ser e existir. Animemo-nos uns aos outros para encontrarmos a nossa resposta pessoal a viver este apelo de anunciarmos a luz da Ressurreição, de nos tornarmos caminho de paz e bem, de salvação para todos os jovens “por Deus amados” (cf. Lc 2,14). Não vamos nos cansar de dizer: Feliz Páscoa! Feliz Páscoa! Feliz Páscoa! Pois, não há tempo mais propício para estas palavras. É tempo de festa, de alegria e de júbilo! É tempo de celebrarmos a alegria da ressurreição! Viva, Jesus Ressuscitado nosso Deus Uno e Trino.
Por fim, meus irmãos Jufristas, que a Páscoa de Cristo se realize em nossa vida pessoal, estudantil, familiar e profissional. Na certeza que formos (somos) lavados no Sangue do Cordeiro (Ap 12,11; 1Cor 6,9-11) renovados por sua Páscoa, construamos um mundo mais solidário e fraterno, onde brilhe a justiça e o direito, e a paz que todos sonhamos se derrame sobre a humanidade inteira. Contamos com a maternal intercessão de Nossa Senhora a qual nosso Seráfico Pai foi tão devoto. Que a Virgem Senhora das Graças ajude-nos a bem viver este Sagrado Tempo Pascal 
Em nome da Assistência Espiritual Regional Nordeste A2 CE/PI, desejamos a todos os jovens franciscanos de COMPROMISSO e de CORAÇÃO uma feliz e abençoada Páscoa! Paz e bem!
ORAÇÃO PARA O TEMPO PASCAL: Regina Caeli - Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo pela Ressurreição do Vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, fazei, por intercessão da Virgem Maria, sua Mãe Santíssima, que sejamos admitidos nas alegrias da vida eterna. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém!
Versão em Talim
Regina caeli laetare, Alleluia. Quia quem meruisti portare, Alleluia. Resurrexit sicut dixit, Alleluia. Ora pro nobis Deum. Alleluia.
Gaude et laetare, Virgo Maria, Alleluia. Quia surrexit Dóminus vere, alleluia.
Oremus: Deus, qui per resurrectionem Filii tui, Domini nostri Jesu Christi, mundum laetificare dignatus es, praesta, quaesumus, ut per eius Genitricem Virginem Mariam, perpetuae capiamus gaudia vitae. Per eundem Christum Dominum nostrum. Amen.

Tudo pelo Reino e a Juventude!


Reunião SFR com o SFN-Outubro 2013 em Teresina-PI (Montagem de Páscoa_Carlos Rocha)