JOVENS E O CARISMA FRANCISCANO

Nos dias vinte e sete e trinta de setembro de dois mil e quatorze, as fraternidades Nossa senhora dos Anjos e Santo Expedito da Cidade de Piripiri-Piauí juntamente com jovens da Renovação Carismática e da Pastoral da Juventude também do município de Piripiri-PI, encenaram o trânsito de São Francisco no período de Festejos do mesmo.  O convite foi feito pelo Apolinário da Cunha, estudante da Escola diaconal (Diáconos) e candidato ao diaconato permanente, que propôs que a encenação fosse realizada nos Festejos da Comunidade Palmeira da Emília, município de Brasileira-PI, que fica sob os poderes da Paróquia Nossa senhora dos Remédios, da cidade de Piripiri.  Fomos auxiliados pela Tia Maria do Carmo (OFS) e Carlos Alberto, carinhosamente conhecido como Tio Nego (OFS). Contamos ainda com uma recepção calorosa e acolhedora dos moradores da comunidade.
O objetivo da apresentação foi demonstrar de forma teatral a passagem da vida do nosso Seráfico Pai São Francisco, desde seus ensinamentos e fiel devoção a cristo até a hora da chegada de sua irmã morte, podendo ainda ser levado um pouco do carisma franciscano e explicado de forma breve o que seria a Juventude Franciscana (JUFRA).

Apresentamos novamente o trânsito, só que dessa vez o local da encenação foi a própria Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios, de nossa cidade no dia da missa de Santo Antônio celebrada pelo Frei José, com a entrega dos pães abençoados pelos próprios Jufristas ainda caracterizados. Ocorreu tudo conforme o encenado anteriormente, e podemos mais uma vez passar para a comunidade um pouco da trajetória de vida de São Francisco. 



Conceição Andrade 
Secretária de DHJUPIC - Fraternidade Nossa Senhora  dos Anjos (Piripiri-PI)