17 de Setembro: Dia das CHAGAS DE SÃO FRANCISCO. Conheça a história!

Dois anos antes de sua morte, Francisco foi conduzido, pela providência divina a um lugar alto, chamado monte Alverne, logo no início do seu jejum quaresmal em honra a São Miguel Arcanjo.

Algum tempo antes, um oráculo divino lhe inspirava na mente que Cristo iria revelar ao abrir o livro do Evangelho, que nele e dele seria o mais agradável a Deus. Sendo assim, Francisco abriu o livro dos Evangelhos 3 vezes, e nas 3 vezes sempre aparecia os trechos da Paixão do Senhor. Francisco compreendeu então que assim como tinha imitado Cristo nos atos em vida, assim também deveria ser-lhe conforme nas dores e nos sofrimentos da Paixão.

Em uma manhã, próxima da festa da Exaltação da Santa Cruz, no Monte Alverne, Deus lhe deu a visão de um homem com forma de um Serafim de seis asas, que pairou acima dele com os braços abertos e os pés juntos, pregado numa cruz. Duas asas elevavam-se sobre a cabeça, duas abriam-se para voar e duas cobriam o corpo inteiro.

Vendo isso, ficou veementemente estupefato e seu coração incorreu numa alegria misturadas com tristeza.


Desaparecendo, pois, a visão, deixou-lhe no coração um ardor impressionante e também imprimiu-lhe na carne a imagem não menos admirável das chagas. Começaram a surgir em suas mãos e pés os sinais dos cravos tal como tinha visto no crucificado. Suas mãos e seus pés pareciam atravessados bem no meio pelos cravos, sobressaindo as cabeças no interior das mãos e em cima dos pés, e as pontas do outro lado. O lado direito parecia está atravessado por uma lança, uma cicatriz que constantemente saltava sangue.

Foram poucos que mereceram ver os estigmas sagrados, enquanto viveu crucificado o servo do Senhor Crucificado, pois tinha muito cuidado em esconder essas coisas dos estranhos e ocultava-as mesmo dos mais achegados, de maneira que seus companheiros não souberam delas por muito tempo.

Tinha decidido não revelar a quase ninguém o seu grandiosíssimo segredo extraordinário. E foi assim, até o dia de sua morte!


*Trechos retirados das Fontes Franciscanas (São Tomás de Celano e São Boaventura)


Eliane Ferreira
Assessora Regional de Comunicação Social, Registro e Arquivo

Letícia Lima
Secretária Regional de Comunicação Social, Registro e Arquivo