JUFRA REGIONAL CEARÁ/ PIAUÍ NOS FESTEJOS DE SÃO FRANCISCO! CONFIRA!

Para os franciscanos, quando se aproxima o mês de outubro, o coração fica mais acelerado, pois se aproxima também o dia de nosso Seráfico Pai Francisco.

E nossas fraternidades, que formam o Regional NE A2, não podiam ficar de fora. E começamos nossa caminhada com as fraternidades de JUFRA do Piauí.



JUFRA DO PIAUÍ

Distrito Piauí Sul

Floriano-PI


     A fraternidade de Floriano-PI, vivenciou os festejos de São Francisco de forma linda e fraterna. Os irmãos iniciaram os festejos com uma pequena encenação, em que a Jufrista Bruna Abreu foi colocada como mendiga no meio das pessoas, com o objetivo de ver a reação da população ali reunida na missa (resgatando os valores dos antigos jufristas da Jufra de Floriano) . No final, foi revelado a encenação e houve uma reflexão.




    No sábado, às 15 horas, do dia 03 de outubro, a Juventude Franciscana da Fraternidade Nossa Senhora das Graças de Floriano/PI, realizou a Celebração do Trânsito de São Francisco de Assis, junto como o Assistente Espiritual da JUFRA de Floriano, Frei Erivelton Pereira e o Pároco Frei James Carneiro, reunindo fraternalmente toda Família Franciscana da cidade, JUFRA, Ordem Franciscana Secular (OFS), Ordem dos Frades Menores (OFS) e toda a comunidade.





     A Celebração do trânsito, que representa a passagem da vida para a morte, teve narrativa e encenação da morte do nosso Pai Seráfico. Tudo isso mostrando que Francisco com sua humildade, morre louvando ao nosso senhor Jesus Cristo até o seu último suspiro se entregando aos braços do pai.

   A fraternidade realizou também a apresentação do Musical "Opereta Irmã Clara e Pai Francisco" que contou com a ajuda do Postulante John Heberth Marinho e dos grupos: JRS (Jovens Reunidos no Senhor) e a Banda Luz Divina.





     O musical contou a história de São Francisco de Assis e Santa Clara desde o início passando por sua conversão e morte. A caminhada para viver na pobreza e humildade sempre na mesma direção de ser espelho de Jesus Cristo, foi contada na Opereta com coreografias e músicas que animaram e emocionaram o público.



    O dia 04 de outubro foi marcado com festa, iniciando ás 07 horas da manhã o Louvor da Criação, Benção dos Animais e das Águas, no cais do Porto as margens do Rio Parnaíba. Em que foi ressaltada a vivência da comum unidade com os seres vivos, colocando como foco principal a necessidade da preservação da Criação de Deus. O louvor, que foi idealizado pela JUFRA, reuniu as 7 paróquias de Floriano e muitos animais. 


                                    



TERESINA - PI 
No dia 3 de outubro, as fraternidades de Teresina celebraram o Trânsito de São Francisco no santuário de São Francisco, no Bairro Dirceu Arcoverde. Mais uma vez poderam contemplar o belo mistério desta celebração que os convidou a lembrar o exemplo de entrega total do servo Francisco por amor a Jesus. 

(Salustiano Fichel como São Francisco)
Jessica Lima Secretária Regional entre os irmãos
 Salustiano e Gabriel da Jufra Morada Nova.
Alguns irmãos da Jufra Cerâmica Cil e Morada Nova encenaram o trânsito de São Francisco com a participação dos frades OFM e das irmãs de algumas congregações Franciscanas, tendo como celebrante Frei Antônio Marcos, OFM. Estiveram presente nessa linda celebração o presidente da FFB no Piauí, Frei Francisco, OFMCap, Secretária Fraterna Regional Jessica Lima, Regional CE/PI,  e o Secretário Regional para o Distrito Piauí Sul, Salustiano Fichel.

Jufra Cerâmica Cil e Frades da FFB.
 
Foto Oficial
         A Fraternidade de São Francisco no Parque Antártica, realizou o Trânsito em sua comunidade na zona sul de Teresina. A fraternidade se mobilizou para encenar a passagem de São Francisco, momento importante para a comunidade que há tempos não presenciava esse momento. Confira algumas fotos: 




Fraternidade São Francisco de Assis - Parque Antártica


Distrito Piauí Norte

Piripiri-PI

     As JUFRAs do distrito Piauí Norte estiveram bem presentes durante os festejos de São Francisco com muita alegria e animação.  A Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos, com apoio das outras Fraternidades, Santo Expedito e São Francisco, fizeram um Sopão Franciscano no Dia de São Francisco, para servir as pessoas mais carentes do bairro, como forma de homenagear na prática o nosso Pai Seráfico, mostrando assim, o amor ao próximo que tanto nos ensinou.



(JUFRA na distribuição do Sopão Franciscano)

(JUFRA de Piripiri-PI)



      A Fraternidade de São Francisco de Assis, fez uma belíssima e emocionante encenação do Trânsito de São Francisco, emocionando os fiéis que ali estavam na celebração da Santa Missa do dia 03 de outubro. 




(Encenação do Trânsito de São Francisco)


UNIÃO
        A JUFRA de União, no Distrito Piauí norte também marcou presença nos festejos de São Francisco na sua comunidade. Como protagonistas jovens inseridos no meio da comunidade, a fraternidade realizou o Trânsito de São Francisco. Confira as fotos. 








JUFRA do CEARÁ

Distrito Fortaleza

Canindé-CE

    Canindé não podia ficar de fora desse momento. A cidade da Fé, como é conhecida, tem a maior romaria franciscana da América Latina e a fraternidade São Francisco das Chagas, todos os anos, participa efetivamente dos festejos dedicados a São Francisco.

     A JUFRA de Canindé é responsável, juntamente com a OFS (Ordem Franciscana Secular) pelas Vias-Sacras e pelo Café do Romeiro, que conta com a contribuição e doações de toda a comunidade canindeense.

(Missa na Gruta da Basílica
e Vias-sacras)




(Café dos Romeiros - Canindé 2015)

     A JUFRA e a IMMF aproveitam esse momento de festa e montam suas lojinhas para ajudar, financeiramente, a fraternidade pelo resto do ano.


(Brechó da IMMF e Lojinha da JUFRA)

     Nesse ano, Canindé recebeu as comemorações do Dia Nacional da Juventude - DNJ da diocese de Fortaleza e a JUFRA não poderia ficar de fora, o grupo de cântico da JUFRA, assumiu a 2º novena de São Francisco, dedicada a juventude.

 (Novena da Juventude - JUFRA cantando na 2º noite de novena)

    Os festejos culminara com o trânsito de São Francisco, com a participação de toda a Família Franciscana.
    A JUFRA participou da procissão inicial da novena, teve integrantes participando da encenação do trânsito. 


 











     A Infância, Micro e Mini Franciscanos também vivenciam esse momento de festa. As crianças são monitores no zoológico, dão informações aos romeiros e falam sobre cada animal que se encontram nos recintos. Eles são acompanhados pela Bióloga e o Veterinário do Zoo e ao final eles recebem um certificado.    



(IMMF no Zoo de Canindé - Festejos de São Francisco)


Esses foram os momentos da JUFRA de Canindé.


Otávio Bonfim - Fortaleza - CE


     A fraternidade Aliança de Assis participou do Dia Nacional da Juventude - DNJ, que aconteceu em Canindé, o evento realizou missões, momentos de reflexão e participação na novena de São Francisco.

(JUFRA do Otávio Bonfim na DNJ em Canindé)
Distrito Cariri

Milagres e Juazeiro do Norte - CE

      As fraternidades de Milagres e de Juazeiro tiverem um dia próprio, dentro do novenário de Nosso Pai Francisco.


 


(JUFRAs e IMMF de Milagre e Juazeiro do Norte nos festejos de São Francisco)

Distrito Serra

Aracoiaba-CE

     Grupo de jovens Jufristas animam as novenas de São Francisco em Aracoiaba-CE com festa, alegria e devoção.



                                                       


(JUFRA de Aracoiaba nos festejos de São Francisco)

O grupo é coordenado pela irmã Janiele Xavier.


Guaraciaba do Norte - CE

       Nos dias 02,03 e 04 de Outubro aconteceu o II Festival da Canção Vocacional, na Cidade de Guaraciaba do Norte. Esse ano as canções foram voltadas para o Carisma Franciscano. As pessoas deveriam compor músicas com o tema Francisco vai e reconstrói a minha igreja, e o Lema Senhor fazei-me instrumento de vossa PazÉ uma competição, tendo 1°,2° e 3° lugar. A Jufra foi designada a essa missão, e cumpriu com toda competência. 

      "Nossa missão é levar o Carisma Franciscano a todos" disse Mariana Ribeiro, jufrista na Fraternidade Jovens de fé, seguidores de São Francisco na cidade de Guaraciaba do Norte.


Fraternidade Jovens de Fé .



Agradecemos a todos os irmãos das fraternidades locais e aos subsecretários dos distritos pelas informações e imagens fornecidas para a realização desse post!!!


Paz e Bem! 




ELIANE FERREIRA 
Assessora  para o serviço de Comunicação Social, Registro e
 Arquivo do Regional NE A2


LETÍCIA LIMA
Secretária Regional de Comunicação Social, Registro e Arquivo.