FRATERNIDADES DO REGIONAL NE A2 VIVENCIAM A 6º JORNADA FRANCISCANA PELOS DIREITOS HUMANOS!



Louvado sejas, meu Senhor, 
pela nossa irmã, a mãe terra, 
que nos sustenta e governa 
e produz variados frutos 
com flores coloridas e verduras 

(São Francisco de Assis - Cântico das Criaturas).

A 6º Jornada Franciscana pelos Direitos Humanos do ano de 2015 da Juventude Franciscana do Brasil, teve como tema: "Ecologia Integral e Direitos" e lema: "Ouvir o grito da terra e o grito dos pobres".

As fraternidades do Regional NE A2 não ficaram de fora desse momento da JUFRA e apresentaram vivências incríveis da 6º edição da Jornada Franciscana. 



Veja abaixo alguns momentos vividos por algumas fraternidades. 

CEARÁ

Canindé

A fraternidade São Francisco das Chagas de Canindé vivenciaram os três momentos da cartilha da Jornada Franciscana.





 

 A fraternidade de Canindé realizou todos os momentos da jornada com as cartilhas digitais. Todos os jufristas baixaram a cartilha em seus celulares, a pedido da Secretária de DHJUPIC Local, Jucielly Silva, isso para que se evitasse gastar papel com as impressões dos momentos reflexivos para todos os membros.


(Jufristas de Canindé acompanham a cartilha pelo celular).

Guaraciaba do Norte

A Fraternidade Jovens de Fé, seguidores de São Francisco realizaram todos os momentos da cartilha e como gesto concentro realizaram um mutirão de reciclagem.

Jufra de Guaraciaba do Norte em seu Gesto Concreto.

Catunda

A Fraternidade Pobres de Assis realizou um vídeo com os irmãos da fraternidade rezando a Oração Cristão com a Criação. Confira o vídeo logo abaixo.

(Oração Cristão com a Criação - JUFRA Buenos Aires).

PIAUÍ

TERESINA

Jufra Morada Nova

A fraternidade Morada Nova também vivenciou a 6º Jornada Franciscana, reacendendo a chama do franciscanismo nos irmãos.




Jufra Parque Antártica


A fraternidade de Parque AntárticaSão Francisco de Assis, vivenciou a jornada junto com a fraternidade São José de Timon, Jufra de Maranhão. A fraternidade realizou todos os encontros disponibilizados no material da Jornada. Os encontros foram realizados na casa dos Jufristas na comunidade. 



                                                                                                                       



Gesto concreto da Jufra São José de timon juntamente com a Jufra P. Antartica de Teresina! Para a não derrubada de uma praça localizada na zona sul de Teresina e na plantação de árvores. 

Jufra Cerâmica Cil


A fraternidade Clara de Assis, Cerâmica Cil, realizou os três encontros da Jornada Franciscana.





O grupo realizou  projetos junto a comunidade, fizeram também uma caminhada verde, ofertaram uma oficina de reaproveitamento de materiais e ainda realizaram uma conscientização sobre o mosquito Aedes Aegypti, que atualmente vem assustando a população nordestina, não só com a dengue, mas também com chikungunya e o Zika e sua relação com a microcefalia.

Jufra Angelim

A fraternidade São Francisco e Santa Clara de Assis, JUFRA Angeliminiciou o encontro na igreja da comunidade no 1°momento, depois eles se dirigiram a um terreno localizado ao lado da casa dos irmãos da fraternidade de Angelim para realizar a plantação de algumas árvores, com as crianças da IMMF que  fizeram a plantação das plantas com a ajuda da Jufra.

Veja o vídeo produzido pela fraternidade local.






Fotos Oficias do Gesto Concreto realizado pela Fraternidade São Francisco e Santa Clara (Jufra Angelim) durante a Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos da Jufra do Brasil. 




Floriano

Os irmãos da fraternidade Nossa Senhora das Graças de Floriano vivenciaram a jornada, ensinando o conceito básico de Ecologia, que é a casa, o ambiente, portanto, nossa Casa Comum.







A fraternidade realizou também um gesto concreto com as crianças da Infância, Mini e Micro Franciscanos - IMMF: um reflorestamento nas proximidades do Rio Parnaíba.  

Texto da fraternidade Nª Senhora das Graças: Mayra Caroliny (Secretária Fraterna)



Eliane Ferreira
Assessora Regional de Comunicação Social, Registro e Arquivo

Letícia Lima
Secretária Regional de Comunicação Social, Registro e Arquivo