SECRETARIA REGIONAL DE DHJUPIC LANÇA MENSAGEM PELO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES!





“Oremos por todas as crianças que sofrem,pedindo ao Senhor que as proteja de todo mal”
Papa Francisco





Há exatos 43 anos, no dia 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Crespo foi sequestrada, estuprada, morta e seu corpo encontrado carbonizado, em Vitória (ES). A menina, que tinha apenas 8 anos de idade, está entre as estatísticas de morte por abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A Lei N° 9.970/2000 institui 18 de maio, o dia que Araceli sofreu impunimente, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no entanto nesta lei, ou a constituição ou o Estatuto da Criança e Adolescente, impedem que novos caso apareçam.

Segundo a Secretaria de Direitos Humanos, no último ano (2015), foram registradas 17.583 denúncias de casos de abuso, exploração e turismo sexual. Um número altíssimo que representa quase 50 casos por dia (Isso mesmo 50 casos por dia).

Um modo de combater toda violência e exploração contra crianças e adolescentes é o disque 100 coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos, um canal que recebe e monitora denúncias sobre infrações de direitos, o atendimento é diário e funciona 24 horas. Outra maneira é motivar a população a enfrentar e mobilizar-se contra o grande problema que assola o país inteiro.

O dia 18, marcado como dia de luta nacional para a causa, e em todo o país ocorre ações com o lema “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes” incentivando a mobilização da população.

E nós Juventude Franciscana do Regional NE A2 CE/PI só temos a contribuir, também nos conscientizando, levando o debate para as fraternidades e a comunidades, observando nossa realidade. Estejamos juntos, sempre atentos as violações que atingem a população, principalmente as de maior vulnerabilidade, e assim caminharemos seguindo os exemplos de Francisco e Clara de Assis.




Fraternalmente,
Mayra Caroliny de Oliveira Santos, JUFRA
Secretária Regional de DHJUPIC
Regional JUFRA NE A2 CE/PI
Fraternidade N. Sr.ª das Graças, Floriano/PI