Desafio: Uso das águas no Regional | DHJUPIC CE/PI


Olá querido (a) irmão (ã)! Paz e Bem!
Iniciamos a Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos, e este ano com o tema “Água e Direitos” e lema “Louvado Sejas, meu Senhor, pela irmã Água”. A partir dela, temos uma proposta para você secretário (a) local de DHJUPIC. Que tal colocarmos mão na massa?
Primeiro utilizando o material feito pela JUFRA DO BRASIL, comece em sua fraternidade discutindo o tema e lema, como água não é mercadoria e sim um direito de todos, celebre a Jornada na sua comunidade, paróquia. Em sequência o desafio para fraternidade é:
Fazer um levantamento a respeito das “águas” da sua cidade e/ou região e registrar fazendo um vídeo  ou texto com fotos, levando os seguintes pontos e consideração:
  • ·         Como estão os rios do meu bairro/ da minha cidade?
  • ·         Como a água é tratada?
  • ·         Como as pessoas fazem para não desperdiçar a água?
  • ·         Como é o acesso a água? Todo mundo tem acessos a água?

·   E outras questões que vocês podem formular juntos.
Envio-nos os resultados em vídeos ou em texto, com fotos, para um documentário feito pelo SFR. E juntos, conhecendo nossa realidade já é uma ação, mas sabendo disso tudo podemos pensar posteriormente ações concretas. 
Além disse podemos lembrar em fraternidades coisas que podemos fazer no dia-a-dia como não desperdiçar água na hora da higiene pessoal ou no uso doméstico, não descartar óleo na água, instalar torneiras de baixo consumo, irrigar o jardim a noite ou bem cedo¹ entre outros atos simples que podemos fazer.
O fim de semana chegou e sabemos que em muitas das nossas fraternidades é tempo de se reunir e realizar o gesto concreto desta jornada tão importante. Bora lá?

 ¹O Grito da terra e o grito dos pobres: Um subsidio da Ordem para o cuidado da Criação. (2016). OFM Communications Office, Roma.

Mayra Caroliny

Secretária Regional de DHJUPIC