JUFRA participa de intercâmbio que reuniu juventudes cristãs do Ceará e de Pernambuco

As juventudes de igrejas, grupos e redes cristãs dos estados do Ceará e Pernambuco, incluindo Lucas Lins e Carla Dayane do nosso regional (NE A2 CE/PI) estiveram reunidas no último final de semana (26 a 28 de julho) na Ilha de Itamaracá — litoral norte de Pernambuco -, para refletir coletivamente sobre o contexto de violação dos direitos humanos em seus territórios, a partir de uma reflexão política e bíblico-teológica. Jovens do agreste pernambucano, assim como das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Recife participaram do intercâmbio “Juventudes, Bíblia e Direitos Humanos”, uma realização da Diaconia que atua, entre outras linhas, no fortalecimento da organização juvenil, para participação e incidência política.

Durante o encontro foi possível conhecer de perto a realidade vivenciada pelas juventudes em seus territórios, possibilitando ao grupo identificar diferentes contextos de violação dos direitos humanos. Para aprofundar o debate foram realizadas rodas de diálogo, análises de conjuntura e construção de painéis que denunciavam as violações e apontavam os diferentes fatores que contribuem para esse contexto.

“Diante dessa atual conjuntura, essa iniciativa se apresenta como uma grande oportunidade de diálogo e articulação ecumênica, das juventudes de diferentes denominações cristãs. Pois é tempo de derrubar os muros e de construir pontes. Se faz extremamente necessário o enfrentamento aos constantes ataques e retrocessos nos direitos sociais e nas políticas públicas. Nesse contexto de violência, criminalização da juventude pobre e negra e negação de direitos, somente a mobilização a partir das bases, poderá reverter essa triste realidade. E as juventudes cristãs unidas, conscientes de suas forças e com toda a sua ousadia são sujeitos políticos que poderão protagonizar grandes transformações, nas suas igrejas, nos seus bairros, no Ceará, em Pernambuco e no Brasil. Nesse sentido o intercâmbio Juventudes, Bíblia e Direitos Humanos, também firma um compromisso entre a Juventude Franciscana e a ONG Diaconia, caminhando para futuras ações que nos ajudará na concretização do serviço de DHJUPIC em nossos territórios do Ceará e Piauí.” – Lucas Lins