04 DE SETEMBRO: translado do corpo de Santa Rosa de Viterbo

 


#JufraCePi

04 de setembro 

Dia o translado do corpo de Santa Rosa de Viterbo, Padroeira da JUFRA🌷🌹

Rosa viveu uma vida simples em sua cidade e trabalhava junto às Irmãs Clarissas no mosteiro. Devido a isso,  recebeu influência da espiritualidade franciscana. Aos 12 anos entrou para a Ordem Terceira de São Francisco. Anos depois, foi exilada da sua cidade por pregar com um crucifixo nas mãos e por ser considerada uma ameaça pelas autoridades da época. 

Depois de toda uma vida entregue à Deus,  no dia 6 de março de 1252, Rosa morreu.

"No mesmo ano, o Papa Inocêncio IV, mandou instaurar o processo para a canonização de Rosa. Cinco anos depois, o mesmo pontífice mandou exumar o corpo, e para a surpresa de todos, ele foi encontrado intacto. Rosa foi transladada para o convento das Irmãs Clarissas que nesta cerimônia passou a se chamar, convento de Santa Rosa. Depois, a Santa só foi “canonizada” pelo povo, porque curiosamente o processo nunca foi promulgado. A canonização de Rosa ficou assim, nunca foi oficializada. Mas também nunca foi negada pelo Papa e pela Igreja. Santa Rosa de Viterbo, desde o momento de sua morte, foi “canonizada” pelo povo."


Fonte: http://www.franciscano.org.br/comunicacoes/noticias/item/1012-04-de-setembro-santa-rosa-de-viterbo-santos-e-santas-franciscanas-do-dia