A PERFEITA ALEGRIA


Bom dia, boa tarde, boa noite e paz e bem. Tu já sabe o que é perfeita alegria? Vem cá que você vai conhecer a perfeita alegria. Frei Francisco certa vez de Perusa para Santa Maria dos Anjos com frei Leão, em tempo do inverno e atormentado pelo fortíssimo frio, recebeu o seguinte pedido de frei Leão:

Pai, peço-te, da parte de Deus, que me digas onde está a perfeita alegria.


E Francisco assim lhe respondeu:


Quando chegarmos a Santa Maria dos Anjos, inteiramente molhados pela chuva e transidos de frio, cheios de lama e aflitos de fome, e batermos à porta do convento, e o porteiro chegar irritado e disser:


‒ Quem são vocês?


E nós dissermos:



‒ Somos dois dos vossos irmãos, e ele disser:


‒ Não dizem a verdade; São dois vagabundos que andam enganando o mundo e roubando as esmolas dos pobres; Fora daqui!


E não nos abrir e deixar-nos estar ao tempo, à neve e à chuva, com frio e fome até à noite: então, se suportarmos tal injúria e tal crueldade, tantos maus tratos, prazenteiramente, sem nos perturbarmos e sem murmurarmos contra ele (…) escreve que nisso está a perfeita alegria.


E se ainda, constrangidos pela fome e pelo frio e pela noite batermos mais e chamarmos e pedirmos pelo amor de Deus com muitas lágrimas que nos abra a porta e nos deixe entrar, e se ele mais escandalizado disser:


‒ Vagabundos importunos, pagar-lhes-ei como merecem.


E sair com um bastão nodoso e nos agarrar pelo capuz e nos atirar ao chão e nos arrastar pela neve e nos bater com o pau de nó em nó.


Se nós suportarmos todas estas coisas pacientemente e com alegria, pensando nos sofrimentos de Cristo bendito, as quais devemos suportar por seu amor:


Ó irmão Leão, escreve que aí e nisso está a perfeita alegria, e ouve, pois, a conclusão, irmão Leão.


Acima de todas as graças e de todos os dons do Espírito Santo, os quais Cristo concede aos amigos, está o de vencer-se a si mesmo, e, voluntariamente, pelo amor, suportar trabalhos, injúrias, opróbrios e desprezos. 


Como vai você?Já suportou a injúria, opróbrio e desprezo? É preciso viver pacientemente e com alegria pensando nos sofrimentos de Cristo Bendito. 

Sabe esse emprego que você não suporta? Alguém espera com alegria. Meu irmão, tu está cheio de trabalho da faculdade? Tenha paciência, dezenas de pessoas desejavam estar na universidade. E as vivências na fraternidade? É necessário voltar ao diálogo como exemplo de Frei Francisco e Frei Leão. Entenda e carregue comigo a sua cruz, para entendermos e vivenciar a perfeita alegria. E depois desse momento, desejamos dias melhores para todos. Sim, é possível viver a perfeita alegria.

Paz e bem.

Fraternalmente,

Deyza Furtado 

(Secretária Fraterna para o Distrito Cariri, Fraternidade Santa Rosa de Viterbo, Milagres/CE)

Tanislau Soares 

(Secretário Fraterno para o Distrito Piauí Sul, Fraternidade São Francisco de Assis, Teresina/PI