Família Franciscana do Brasil assume Laudato Si' como compromisso de trabalho para próximo quadriênio


A Família Franciscana do Brasil - FFB, durante a sua XVII Assembleia Geral Ordinária, assumiram a Carta Encíclica Laudato Si’ - Sobre o Cuidado da Casa Comum, como um compromisso de trabalho para o próximo quadriênio.



Segundo Frei Éderson, presidente reeleito da FFB, “a Encíclica está permeada pelo espírito franciscano e nos coloca novamente em diálogo com a sociedade e com a igreja”, e completa “queremos caminhar assim, sendo no mundo, na igreja, nessa sociedade em que estamos inseridos, um sinal daquilo que foi Francisco e Clara no seu tempo.”

Uma das ações imediatas foi a adesão ao Movimento Católico Global pelo Clima, que busca concretizar os desafios propostos pela Igreja na perspectiva da Ecologia Integral e despertar consciência em relação às mudanças climáticas.




O Movimento Católico Global pelo Clima é uma coalizão internacional de organizações e pessoas de várias nações, continentes, e estilos de vida que encorajam a renovação da nossa relação com a criação divina, pelas atuais e futuras gerações.

Família Franciscana do Brasil – FFB
A FFB é uma entidade que congrega 159 ordens, congregações, institutos e movimentos que vivem a espiritualidade franciscana no Brasil. Ela nasceu em 1966 com apelo do Concílio Vaticano II para que as ordens, congregações e institutos religiosos voltassem às suas origens, buscando sua espiritualidade própria. Com a renovação do estatuto, houve a mudança do nome da entidade para Conferência da Família Franciscana do Brasil – CFFB, visando uma adequação das entidades religiosas às novas exigências legais.


Participe!
Nessa semana, o Papa Francisco instituiu o dia 1º de setembro de todos os anos como o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. Por isso, nesta preparação, toda a família franciscana irá entrar em comunhão com a Igreja para celebrar com alegria e esperança este primeiro momento orante.

Sendo assim, a Família Franciscana publicou um guia de leitura para a Laudato Si'; O guia é dividido em duas partes: um resumo dos capítulos e, com base nisso, perguntas para incentivar a reflexão sobre o conteúdo da Encíclica. O Guia ainda será traduzido para o português.

Nós franciscanos, podemos vivenciar esse momento do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação em nossas fraternidades. Veja um modelo de Momento Orante aqui.

Fontes:
Blog da JUFRA Nacional:
Site do Movimento Católico Global pelo Clima:


Texto: Antonio Gean de Sousa – Secretário Regional de Formação
Edição: Eliane Ferreira – Assessora Regional de Comunicação Social, Registro e Arquivo