JUFRA PELA DEMOCRACIA!





É isso que eu quero, isso  que procuro, é isso que eu desejo fazer de


 todo coração! ”.


São Francisco de Assis
                                                                                        

JUFRA Pela Democracia
Olá Jufristas do Regional NE A2 Ceará e Piauí,
PAZ E BEM!

“Vamos, juntos, erguer os ramos da esperança. ”

Começo esse pequeno texto com uma frase de Frei Gustavo Medella¹, que escreve demostrando que o povo brasileiro deve agir “com sabedoria e discernimento” nesse momento pelo qual o Brasil passa, período este que nós, Juventude Franciscana do Regional CE/PI, não devemos deixar nos mover por interesses partidários, e sim nos manifestar de forma pacífica e apartidária em favor da democracia.
No Brasil a democracia foi uma conquista histórica, mas nossa sociedade, que deveria ser “verdadeiramente tolerante e inclusiva” como cita o Papa Francisco², está desencarrilhando dos trilhos da democracia. Vemos no cenário atual que diante de todo o certame que está em jogo, os mais necessitados são sempre os mais afetados. Percebemos a presença de uma mídia tendenciosa, de comunidades de pessoas partidárias com atos de violência e ataques diários ao Estado Democrático de Direito.
O Papa Francisco³ em seu discurso aos participantes no Encontro Mundial dos Movimentos Populares discorreu que é preciso revitalizar a democracia e criar novas formas de incluir movimentos, utilizar a moral que vem da integração dos excluídos no governo em todos os âmbitos. E ainda comenta a preocupação de que no futuro a grande maioria da população não protagonize. Vejamos o trecho do discurso:

“Os movimentos populares expressam a necessidade urgente de revitalizar as nossas democracias, tantas vezes desviadas por inúmeros fatores. É impossível imaginar um futuro para a sociedade sem a participação como protagonistas das grandes maiorias e este protagonismo transcende os procedimentos lógicos da democracia formal. A perspectiva de um mundo de paz e de justiça duradouras pede que superemos o assistencialismo paternalista, exige que criemos novas formas de participação que incluam os movimentos populares e animem as estruturas de governo locais, nacionais e internacionais com aquela torrente de energia moral que nasce da integração dos excluídos na construção do destino comum”.

            A CNBB se pronunciou, através de uma nota sobre o atual momento no Brasil, afirmando que “qualquer solução que atenda à lógica do mercado e aos interesses partidários antes que às necessidades do povo, especialmente dos mais pobres, nega a ética e se desvia do caminho da justiça”.
O Jufrista deve construir  uma consciência com os princípios democráticos, não estando em lado A ou B, mas do lado do Brasil, da democracia, abrir os olhos e discernir que aqueles que são corrupto necessitam ser devidamente julgados, tornados inelegíveis para que a nação de fato se torne democrática, sem beneficiários da corrupção, sem superfaturamento de obras, sem a espera em filas de hospitais públicos, sem desvios de merendas escolares, e nos tornemos um Brasil em que as necessidades do povo brasileiro são ouvidas, que não retornemos ao tempo da ditadura, época essa de massacres e que tanta assusta nossos pais e avós.
Não só o Brasil precisa avançar, como nós brasileiros. Nos nossos pequenos atos de cada dia. Na nossa forma de agir como cidadão, como irmão, como profissional. De forma que não só cobremos a penalização dos que cometem crimes no cenário político atual, mas que nos cobremos ser justos e íntegros, tomando em nosso caráter a honestidade como princípio básico de qualquer cidadão.
Lembramos que a necessidades do povo está frente, portanto é nossa obrigação nos movimentarmos pelos nossos direitos e os direitos dos que não conseguem se expressar, dos pobres e dos oprimidos; devemos levantar juntos, pacificamente, e dizer que somos a favor da Democracia.
Que tal, irmãos, levarmos essa discursão para as nossas fraternidades locais? Qual os pensamentos dos nossos irmãos? Por que devemos ser a favor da democracia? Como e por que o Jufrista deve refletir sobre o que realmente acontece no Brasil?

                                              
OBS.: Olha aí uma lista de filmes para utilizarmos nos encontros*:
- Ditadura Militar no Brasil: Estudantes e Igreja: https://www.youtube.com/watch?v=B_BTFKhGmCw

- Batismo de Sangue: https://www.youtube.com/watch?v=pbaSLLChARA

- Eles Não Usam Black Tie: https://www.youtube.com/watch?v=Uzl2K1bDRog

- Pra Frente, Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=rzj1_bD3BDI

- O Ano Que Meus Pais Saíram De Férias: https://www.youtube.com/watch?v=yplwrQIWgIw

- Cabra Marcado Pra Morrer: https://www.youtube.com/watch?v=JE3T_R-eQhM

- Jango: https://www.youtube.com/watch?v=1O4SZQZ-ikk

- Que Bom Te Ver Viva: https://www.youtube.com/watch?v=n5rFucrx0B4

- Zuzu Angel: https://www.youtube.com/watch?v=duCoCVG2tt8

- Memória Para Uso Diário: https://www.youtube.com/watch?v=Ys4781EYPBU

- O Dia Que Durou 21 Anos: https://www.youtube.com/watch?v=U91gtFREBY0

- Militares Da Democracia: Os Militares Que Disseram Não: https://www.youtube.com/watch?v=6hD8JIHbu3w

- Os Advogados Contra a Ditadura: Por Uma Questão De Justiça: https://www.youtube.com/watch?v=fhRJxeFfbYM

- Eu Me Lembro: https://www.youtube.com/watch?v=BqZVzVRuDE8



Fraternalmente,
                                   Mayra Caroliny de Oliveira Santos, JUFRA
Secretária Regional de DHJUPIC
Regional JUFRA NE A2 CE/PI
Fraternidade N. Sr.ª das Graças, Floriano/PI

1. Frei Gustavo Medella. (www.franciscano.org.br)
2. Discurso do Papa Francisco na cerimônia de boas-vindas na Casa Branca.
3. Discurso do Papa Francisco aos participantes do encontro mundial dos movimentos dos movimentos populares.
4. Nota da CNBB Sobre O Momento Atual Do Brasil.
5. *Vídeos encaminhados como sugestões pelo Secretariado Fraterno Nacional da Jufra do Brasil, triênio 2016-2019