JUFRA PELA CRIAÇÃO: que tal falarmos sobre o meio ambiente? | DHJUPIC - JUFRA CE/PI


Olá irmãs e irmãos, paz e bem!
No dia 05 de junho foi vivenciado o dia Mundial do Meio Ambiente e para comemorar/conscientizar/movimentar o Regional NE A2 CE/PI, a Secretaria Regional de DHJUPIC vai lançar três textos sobre o meio ambiente, com os seguintes temas “São Francisco de Assis”, “A Crise Ecológica” e “A Ecologia Integral”. Esses textos tem a finalidade de levar a cada um e cada uma a refletir em fraternidade e, através dessa reflexão, praticar no nosso dia a dia, gestos concretos em relação ao meio ambiente, mesmo que esses gestos sejam os mais simples. Afinal, como diz o Hino da JUFRA: Se eu começar por mim algo será melhor. Mãos à obra?


Texto 1: São Francisco de Assis

            São Francisco de Assis foi proclamado padroeiro da ecologia pelo Santo Papa João Paulo II¹, em 29 de novembro de 1979, ele, que “teve de fato uma profunda apreciação por todas as obras do Criador”, é sempre lembrando quando o assunto é solicitado. O fato é comprovado por diversos textos que envolve o tema. A carta Encíclica do Papa Francisco, Laudato Si’²sobre nossa casa comum, é um dos exemplos que desde o próprio nome exalta a grande importância de São Francisco em relação a todos os seres vivos.
O papa ainda ressalta na carta, que “Francisco é o exemplo por excelência do cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade”. Refletindo assim, de acordo com Frei Jean Ajluni³ “em poucas palavras um dos aspectos mais belos da espiritualidade Franciscana, pensar a ecologia integralmente, somos irmão de tudo e de todos, ligados e integrados por uma fraternidade cósmica que tem o Altíssimo como Pai, e por isso devemos ser gratos”.
Segundo Frei João Fernandes Reinert, para se entender a relação de Francisco de Assis com a natureza, deve-se levar em consideração a escolha pelo Evangelho, pelo seu modo de vida pobre e fraterna.
Leonardo Boff lembra, que apesar de ter vivido há 800 anos os conceitos de São Francisco de Assis parece novo. E ainda destaca: “viveu uma relação nova para com a natureza de forma tão comovedora que se transformou num arquétipo da questão ecológica para a conscientização coletiva da humanidade”.
São Francisco é o principal exemplo que devemos destaca em relação a Ecologia Integral, e a partir de seu modo de viver em confraternização com todas as criaturas nos dá diversas lições de que com pouco podemos fazer muito.
Então que tal falarmos sobre o meio ambiente? O que podemos fazer nas nossas cidades? Vamos mudar?
Fraternalmente,
                                   Mayra Caroliny de Oliveira Santos, JUFRA
Secretária Regional de DHJUPIC
Regional JUFRA NE A2 CE/PI
Fraternidade N. Sr.ª das Graças, Floriano/PI


REFERENCIAS:
1.      João Paulo II. 1979. Proclamação De São Francisco De Assis Como Padroeiro Da Ecologia. Roma, São Pedro.
2.      Carta Encíclica do Sumo Pontífice Francisco. 2015. Lautado Si’: Sobre o cuidado da casa comum. Editora Paulus.
3.      Frei Jean Ajluni. Uma Ecologia Integral, vivida na alegria e autenticidade. (http://www.franciscanos.org.br/?p=89082)
4.      Frei João Fernandes Reinert. Papa resgada a Ecologia Integral de Francisco de Assis. (http://www.franciscanos.org.br/?p=89088)
5.      Boff, Leonardo. Ecologia: Grito da terra, grito dos pobres. Editora Sextanta, 2004.Rio de Janeiro.