FRATERNIDADE SANTA CLARA REALIZA TRÍDUO EM HONRA A PADROEIRA




Entre os dias 08 e 10 de agosto, a Fraternidade Santa Clara (Jufra Cerâmica Cil, Distrito Piaui Sul) celebrou o tríduo de Santa Clara, preparando-se para o dia da festa, 11. Segundo a Secretaria Local de CSRA da fraternidade, esse ano é a 7° edição. Os irmãos da fraternidade motivados por Jéssica Lima em 2013, celebraram o 1° tríduo e, desde então, assumiram o compromisso e a alegria em poder celebrar o tríduo da padroeira da própria fraternidade. Nesse ano, a fraternidade refletiu o tema: À luz da vocação de Clara somos chamados a viver a mística do serviço e do profetismo.


Sabemos que a base/essência de Francisco e Clara foram suas vidas entregues totalmente a oração. Clara   amava estar na presença do Senhor Jesus na Sagrada Eucaristia e contemplá-Lo. A exemplo desses dois santos, no primeiro dia do Tríduo, os irmãos reuniram-se com os pais e os frades menores (Província Nossa Senhora da Assunção) na capela do Lar São Francisco, no mesmo povoado em que os jufristas residem. A mesma fora conduzida por Frei Rodrigo, OFM e Frei Erivelton, OFM (Assistente Espiritual Local da Fraternidade e Assistente Espiritual para o Regional Ce/Pi triênio 2018-2021). Juntos  fizeram uma recordação da vida, rezaram, cantaram e adoraram Jesus Sacramentado.



Na segunda noite, houve Santa Missa na Igreja Matriz Nossa Sra. do Perpértuo Socorro com o subtema: "Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo e tome a sua cruz e me siga", MT16,24. O que nos lembra do fato em que nossa plantinha do bem aventurado pai Francisco abandonou suas riquezas, seu conforto para contemplar o mistério do Crucificado.







Na terceira noite, houve uma belíssima celebração do trânsito de Santa Clara de Assis, onde foi retratado os últimos instantes, as últimas palavras de sabedoria e consolação à suas irmãs antes da sua passagem. A pobrezinha de Assis que mesmo sabendo que sua partida estava próxima, não cessava de agradecer a Deus e antes da sua suave passagem, recebeu em "suas mãos a regra que tanto souberdes seguir." Os frades menores estiveram presentes, bem como os fiéis da que compõe a Área Pastoral Nossa Sra. do Perpétuo Socorro. O Secretário Fraterno para o Distrito Piauí Sul, Tanislau Soares também esteve presente representando a equipe regional.









No dia da festa, dia 11, os irmãos se confraternizaram com os frades menores do Lar São Francisco num almoço partilhado. A noite aconteceu a Santa Missa na Igreja Matriz. Ao final da mesma, os jufristas entregaram aos fieis presentes, mudas de plantas levando assim, uma mensagem de cuidado para o com o meio ambiente, por meio do ato de plantar árvores.

"Não perca de vista seu ponto de partida."
(Santa Clara de Assis)